A trajetória do golpe fica mais evidente

A trajetória do golpe fica mais evidente

 Planalto era a base 

O desdobramento da Operação Venire e as investigações em torno de uma espécie de organização criminosa revelam tentáculos fortes, perigosos e com esteio no Palácio do Planalto, o que por si só mostra a gravidade  da situação e o uso do poder público como se fosse privado.

Iceberg

Reportagens jornalísticas revelam que a conspiração para um eventual golpe de estado no país, segundo as investigações da Polícia Federal, era realidade e não apenas "intriga da oposição". Do "faz tudo" do ex-presidente Bolsonaro até o seu ministro da Justiça, a geografia do golpe estava sendo minuciosamente planejada. Inclusive com a participação de aliados externos. 

Barbas de molho

Com os dois principais homens de confiança presos pela Justiça, acusados de tramarem o golpe de estado e falsificar cartões de vacina, Anderson Torres e Mauro Cid, respectivamente, Bolsonaro tem muito, mas muito a se preocupar. Até quando, eles vão se manter fiéis ao "chefe"? Até quando vão aguentar as privações da prisão em detrimento de uma ideologia?

O que deu errado?

Do jeito que as informações estão vindo à tona, tudo parecia milimetricamente encaixado, como uma estratégia de guerra elaborada por militares graduados e repassado aos demais postos e flancos o que cada um tinha que fazer. Atônitos, os atores principais ainda não conseguiram processar a grande falha de comunicação que está custando a imagem bolsonarista de ser, lapidada nos últimos 4 anos.

Fio do novelo

Bolsonaro chorou, seus filhos vieram a público defendê-lo, mas a verdade é que todo esse rastro de iminente corrupção precisa ser investigado com rigor e isenção pelas autoridades.

Contra fatos...

Não há argumentos. A expressão é clara e, as conclusões do Ministério Público do Rio de Janeiro também sobre a investigação da prática de "rachadinha" no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) na Câmara Municipal fluminense. Segundo o relatório,  o órgão encontrou indícios de 688 depósitos feitos por seis funcionários do gabinete, que totalizam mais de R$ 2 milhões creditados na conta bancária do chefe de gabinete de Carluxo.

Réu, sim

Outro bolsonarista que está em maus lençóis é o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O perdão presidencial que lhe foi concedido, de forma afrontosa pelo ex-presidente Bolsonaro, ano passado, deve cair na próxima semana. É o que se desenha o julgamento deste indulto,  em curso no STF. A corte já tem maioria contrária ao decreto e faltam apenas os votos dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux. André Mendonça e Nunes Marques votaram pela validade do perdão. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira, 10.

Apreensão

A aprovação do projeto de decreto legislativo que suspendeu pontos do novo marco do saneamento legal, assinado pelo presidente Lula mês passado, deixa o Planalto de orelha em pé e mostra que a base na Câmara dos Deputados é frágil e as alianças ainda não estão consolidadas. É como se fosse um recado de como o governo terá que se comportar para a votação do PL das Fake News.

Agora sim

Com 325 votos a favor e 36 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, 4, o projeto de lei que prevê salários iguais para homens e mulheres. Empresas com mais de 100 empregados terão que publicar relatórios de transparência salarial a cada fim de semestre. Agora, o projeto segue pra análise do Senado.

Duelo

Enquanto oposição e situação travam uma briga insana nos corredores do poder, uma outra, épica, é protagonizada por dois grandes adversários políticos: o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Quem vai ganhar? A experiência e o traquejo político vai falar mais alto.

Por Coluna Valéria Costa em 04/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Netinho Reis e família recebem consagração na Igreja do apóstolo Valdemiro Santiago
11 de Maio de 2024

Netinho Reis e família recebem consagração na Igreja do apóstolo Valdemiro Santiago

Digitalização: economista José Afonso diz que Brasil pode aprender muito com a Ucrânia
19 de Junho de 2023

Digitalização: economista José Afonso diz que Brasil pode aprender muito com a Ucrânia

Deputado Filippe Poubel, coloca o dedo na ferida na homenagem a Delegado Ramagem e Deputado Alan Lopes, na Câmara de Vereadores do Rio
11 de Abril de 2024

Deputado Filippe Poubel, coloca o dedo na ferida na homenagem a Delegado Ramagem e Deputado Alan Lopes, na Câmara de Vereadores do Rio

Para não irritar Bolsonaro, Exército quer aliviar regras sobre vacinação de militares
08 de Janeiro de 2022

Para não irritar Bolsonaro, Exército quer aliviar regras sobre vacinação de militares

Aguarde..