Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O evento foi realizado no Auditório do CREA/RJ - Conselho Regional de Engenharia nesta segunda-feira (22), e fizeram parte da mesa a presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas - Engenheira Iara Nagle, a vice-presidente - Arquiteta Kátia Farha, o presidente do CREA/RJ - Miguel Fernandes, e a Deputada Benedita da Silva (PT).
Dentre os mais de 50 convidados, esteve presente a Diretora de Petróleo & Gas da Petrobras - Sylvia dos Anjos, o também Diretor Wagner Victer e a candidata a vereadora do PSol - Clarice Chacon, que teve que se ausentar por compromissos de agenda.
Benedita, em seu discurso parabenizou a marcante presença das mulheres nos trabalhos de Engenharia e Arquitetura e disse ser marcante a identificação de presença de profissionais femininas nessas funções técnicas. A Deputada complementou com a narrativa de sua história em ter morado 57 anos na favela e aprendeu a fazer barracos, onde teve várias fases de construção com diferentes materiais construtivos que eram executados por mutirões de Mulheres e ela aprendeu a fazer barracões e finalizou elogios à profissão.
Após as manifestações de outros integrantes da mesa, a presidente Iara Nagle, fez a leitura de seu discurso:
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIRAS E ARQUITETAS – ABEA, CRIADA EM 19 DE JULHO DE 1937, NO RIO DE JANEIRO, POR MEIO DA LIDERANÇA DA ENGENHEIRA E URBANISTA CARMEN DE VELASCO PORTINHO, ACOMPANHADA DE OUTRAS 10 ENGENHEIRAS PIONEIRAS.
(BERTA CHNAIDERMAN LEITCHIC, DÉA TORRES PARANHOS, ANTONIETA PALADINO LOBÃO DOS SANTOS, ELZA PINHO OSBORNE, ILA SCHUELER DE ALENCAR ARARIPE, LYCIA DANTAS LEITE, KIMIYE HACHIYA OSÓRIO, MARIA HELENA FERREIRA DE SOUZA COELHO, MARINA BRAZILEA ARANHA MIRANDA E NAIR SARAIVA PACHE.)
NAQUELA ÉPOCA ELAS OUSARAM NO UNIVERSO DA ENGENHARIA BRASILEIRA COMO UMA SINFONIA DE ATREVIMENTO, INOVAÇÃO E RESILIÊNCIA, EM UM CONTEXTO HISTÓRICO ONDE ALGUNS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO DIFICULTAVAM O INGRESSO EM DETERMINADAS ÁREAS DE CONHECIMENTO E DE TRABALHO.
PRIMEIRA ENTIDADE A CONGREGAR MULHERES ENGENHEIRAS E ARQUITETAS, NA DISCUSSÃO E INCENTIVO DA INSERÇÃO DA MULHER DA ÁREA TECNOLÓGICA NO TRABALHO PROFISSIONAL, ROMPENDO BARREIRAS E DESAFIANDO PRECONCEITOS, ANTECEDENDO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO CONSELHO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS, TENDO PARTICIPADO ATIVAMENTE DESSA CONSTRUÇÃO.
A INOVAÇÃO DA ABEA VEM DESDE A SUA FUNDAÇÃO E CONTINUA ATÉ HOJE, COMO, POR EXEMPLO, DESDE A DÉCADA DE 1930, A ABEA JÁ DEFENDIA A IGUALDADE DE GÊNERO, META DA ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU, INSERIDA NA AGENDA 2030 COMO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ODS N° 5.
EM 2007, PASSADOS 70 ANOS, UM GRUPO DE ENGENHEIRAS E ARQUITETAS LANÇOU A PROPOSTA DE SE CRIAR ASSOCIAÇÕES REGIONAIS NOS DIVERSOS ESTADOS DO BRASIL E, FUNDAR A ABEA NACIONAL, COMO UMA FEDERAÇÃO DAS ABEAS’S. TAL SONHO AINDA NÃO SE CONCRETIZOU.
NAQUELE MOMENTO, A ABEA-RJ RECEBEU DA ABEA, EM SEU QUADRO ASSOCIATIVO TODAS AS ASSOCIADAS DA ENTIDADE, HERDANDO ASSIM OS NOMES EXPRESSIVOS NA ATUAÇÃO DA ENGENHARIA E ARQUITETURA BRASILEIRA QUE A INTEGRAM.
ASSIM, A ABEA-RJ ALÉM DE RECEBER COMO LEGADO TODAS AS ASSOCIADAS DA ABEA, TAMBÉM HERDOU AS SUAS REPRESENTAÇÕES, INCLUINDO A EXISTENTE JUNTO AO CREA-RJ, COMO PRECURSORA DO CONSELHO. ALIÁS, A ÚNICA ENTIDADE FORMADA SÓ POR MULHERES A TER ASSENTO NUM CREA DO BRASIL. E É A ÚNICA ABEA, NA PRÁTICA, EM ATIVIDADE ATUALMENTE.
ESTA AINDA POSSUI EM SEU QUADRO SOCIAL AS MEMBRAS DE TODO O BRASIL, INCLUSIVE COMPONDO A SUA DIRETORIA E CONSELHOS, E DEMAIS REPRESENTAÇÕES JUNTO À SOCIEDADE CIVIL, EM NOME DA UNIÃO NACIONAL.
PASSO A LER A COMPOSIÇÃO DA ATUAL DIRETORIA :
PRESIDENTE IARA NAGLE
VICE PRESIDENTE: KATIA FARAH
DIRETORA ADMINISTRATIVA LILIA VARELA
DIRETORA TESOUREIRA TEREZINHA DENYS
DIRETORA DE EVENTOS SUZANA SATTAMINI
CONSELHO DIRETOR:
ÁGUEDA LÚCIA AVELLAR PIRES
ANA LÍLIA GARIOS
CARMEM ELEONORA AMORIM SOARES
CÉLIA ROSA
DANIELA DE OLIVEIRA FALEIRO
ELEQUICINA SANTOS
FERNANDA RANGEL
HELOÍSA XAVIER DA SILVA
KAREN DANIELA MIRANDA
KARINE BASTOS MOREIRA
KARLA MARIA ZAVALETA
KÁTIA DE BARROS DE LACERDA
MÁRCIA ÂNGELA NORI
MÁRCIA CRISTINA LUNA
MARIANA MAYARA COSTA
MARILENE MARIOTTONI
MICHELE CARVALHO CABRAL
POLIANA DE SIQUEIRA KRÜGER
RENATA FARACO FANTACCINI
RITA DE CÁSSIA ESPÓSITO
RITA DE CÁSSIA NEIVA CUNHA
ROBERTA MENEZES
SIMONE SOUZA DA SILVA
UIARA MARTINS DE CARVALHO
ZÉLIA MARIA JUVENAL DOS SANTOS
CONSELHO FISCAL:
BETE MAIA (LICENCIADA)
DÉBORA CANDEIAS.
MARIA AMÉLIA DE ARAÚJO
REGINA MALDONADO
A ABEA-RJ TAMBÉM POSSUI EM SEU QUADRO ASSOCIATIVO A MODALIDADE DE SÓCIA(O) BENEMÉRITA(O). TAL MODALIDADE OBJETIVA RECONHECER AS MULHERES DE EXPRESSÃO E GRANDE ATUAÇÃO JUNTO À SOCIEDADE, QUE NÃO FAZEM PARTE DA ÁREA TECNOLÓGICA, E O APOIO DE HOMENS QUE CONTRIBUEM COM OS EMPREENDIMENTOS DA ASSOCIAÇÃO.
MISSÃO
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIRAS E ARQUITETAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ABEA-RJ) É UMA ENTIDADE DE CLASSE, SEM FINS LUCRATIVOS, QUE CONGREGA ENGENHEIRAS, ARQUITETAS, AGRÔNOMAS, GEÓGRAFAS, GEÓLOGAS E METEOROLOGISTAS E TEM COMO MISSÃO:
1 INCENTIVAR A MULHER A ATUAR E A OCUPAR CARGOS DE LIDERANÇA NA ÁREA TECNOLÓGICA;
2 DEFENDER A IGUALDADE DE DIREITOS PARA AS MULHERES;
3 LUTAR PELAS MESMAS OPORTUNIDADES PARA HOMENS E MULHERES;
4 PROTEGER A MULHER DA MISOGINIA EXISTENTE;
5 DEFENDER A EQUIDADE DE GÊNERO, ONDE É PRECISO AJUSTAR O DESEQUILÍBRIO E A COVARDIA EXISTENTE;
6 ACOLHER A MULHER, EXERCITAR A SORORIDADE E VALORIZÁ-LA NA COMPARAÇÃO COM O SEXO MASCULINO;
7 ACOLHER E DEFENDER A MULHER FRENTE AO ETARISMO, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS FORA DO PADRÃO SOCIAL E ORIENTAÇÃO SEXUAL;
8 COMBATER A TODO O TIPO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER;
9 BUSCAR UM MUNDO MAIS INCLUSIVO PARA TODAS E TODOS, INDEPENDENTE DE COR, RAÇA, CONDIÇÃO SOCIAL E TODAS AS DEMAIS CARACTERÍSTICAS QUE A SOCIEDADE ADOTA;
10 INCENTIVAR O EMPODERAMENTO DA MULHER, COM OCUPAÇÃO EM CARGOS DE LIDERANÇA, INCLUSIVE NA POLÍTICA
GOSTARÍAMOS DE DEIXAR BEM CLARO AQUI QUE A ABEA NACIONAL, QUE EXISTE DE DIREITO, É MUITO BEM VINDA A PARTICIPAR EM PARCERIA COM A ABEA-RJ.
HOJE, INCLUSIVE, A SUA PRESIDENTE, CONSELHEIRA FEDERAL PELO RIO DE JANEIRO, CARMEN LUCIA PETRAGLIA, QUE MUITO NOS HONRA COM SUA PRESENÇA AQUI NA MESA, VEM DESEMPENHANDO UM PAPEL ESPETACULAR NO CONFEA, COORDENANDO O PROGRAMA MULHER NACIONAL QUE ENGLOBA TODOS OS CREAS DO BRASIL, PARA QUEM PEÇO UMA SALVA DE PALMAS.
VIVA A ABEA E SEUS 87 ANOS.
ESSA DIRETORIA VEM SE ESFORÇANDO E TRABALHANDO MUITO, VEM OCUPANDO ESPAÇOS NUNCA ANTES OCUPADOS POR UMA ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL EXCLUSIVAMENTE DE MULHERES, A NÍVEL MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL E JUNTO À SOCIEDADE CIVIL. MAS QUEREMOS MAIS. MUITO MAIS.
PRECISAMOS DE MAIS MULHERES ATIVAS, AGUERRIDAS, CORAJOSAS E DISPOSTAS A LUTAREM PELO ESPAÇO QUE LHES PERTENCE.
VENHAM, CONVOQUEM E TRAGAM MAIS MULHERES: AS MENINAS, AS JOVENS E AS MAIS EXPERIENTES.
AGORA, NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR OS OS NOSSOS TRÊS PADRINHOS E INCENTIVADORES DO GÊNERO MASCULINO. ELES NOS ESTIMULAM, NOS APOIAM E NOS ENCORAJAM, CONTRIBUINDO COM OS NOSSOS AVANÇOS E SENDO NOSSOS GRANDES PARCEIROS.
MUITO OBRIGADA,
SENADOR CARLOS PORTINHO, ENGENHEIRO WAGNER VICTER E
ENGENHEIRO JOEL KRUGER,
GOSTARIA TAMBÉM DE AGRADECER AO PRESIDENTE MIGUEL FERNANDEZ, SÓCIO BENEMÉRITO DA ABEA-RJ, PELO GRANDE APOIO QUE VEM DANDO À ABEA-RJ.
APÓS A FALA DAS MENINAS, CONSELHEIRA FEDERAL CARMEN LUCIA PETRAGLIA, TAMBÉM PRESIDENTE DA ABEA NACIONAL, E DA CONSELHEIRA FEDERAL LEILA MARQUES DA SILVA, TAMBÉM ASSOCIADA DA ABEA-RJ, AQUI REPRESENTANDO O PRESIDENTE DO CAU-RJ SYDNEI MENEZES.
DAREMOS A PALAVRA AOS NOSSOS DOIS PADRINHOS PRESENTES E EXIBIREMOS UM PEQUENO VÍDEO QUE O ENGENHEIRO JOEL KRUGER NOS ENVIOU, JÁ QUE NÃO PODE COMPARECER.
Matéria/Foto/Vídeo: @fernandoannibolete
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!