Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Tomar complexos vitamínicos a fim de fortalecer o sistema imunológico parece uma excelente forma de cuidar da saúde. Com certeza é, se o corpo estiver em déficit de vitaminas, caso contrário acontece hipervitaminose.
Conhecidos como “complexos de A-Z”, são classificados como nutracêuticos, mas não deixam de ser medicamentos que estão sendo vendidos sem prescrição médica. Consumidos em excesso e sem necessidade causam prejuízos à saúde.?Segundo Gabriel Correa de Farias, farmacêutico e docente da faculdade Anhanguera, o uso dessas vitaminas só deve ser feito se houver necessidade. “Para identificar a ausência de qualquer hormônio, mineral ou vitamina, é preciso realizar exames. Há diferentes causas para que o organismo não absorva adequadamente as vitaminas, como má alimentação, uso de outros medicamentos que inibem a captação, idade etc.”, explica Gabriel.
Algumas vitaminas tomadas em excesso podem simplesmente ser eliminadas do corpo, mas outras, como A, D, K e E acabam se acumulando no organismo e causam algumas sequelas. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode sobrecarregar rins, veias e artérias, além da probabilidade de causar hemorragias.?“Quem sofre de insônia, por exemplo, geralmente recorre a melatonina a fim de induzir o organismo ao sono reparador. No entanto, trata-se de um hormônio e seu uso deve seguir os parâmetros estabelecidos por determinação da ANVISA”, informa o acadêmico.
O especialista faz um alerta, pois alguns medicamentos parecem inofensivos, contudo, podem causar interação medicamentosa com outros que a pessoa já faz uso, atrapalhando o restabelecimento da saúde ao invés de auxiliá-lo. O organismo pode ser sensível a algum componente da fórmula, órgãos podem ser sobrecarregados e serem prejudicados, entre outros. Por isso, o farmacêutico é um profissional essencial. Ele é essencial em estabelecimentos como indústrias, laboratórios, farmácias comerciais e de manipulação, assim como em hospitais e outras áreas de grande importância para a saúde.
Dia Internacional do Farmacêutico
No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. A profissão está crescendo. Segundo uma pesquisa da Educa Insights divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o curso de Farmácia está entre os seis dos 15 mais buscados pelos estudantes.
De acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
“Por se tratar de uma área ampla, complementar a graduação com uma especialização garante ao profissional mais oportunidades dentro do mercado de trabalho”, complementa o especialista.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!