Aceleração da vacinação X Variante Delta, as contradições da pandemia no Brasil

Ao mesmo tempo que estados aceleram vacinação, reduzem média de idade para vacinados e número de mortes embora ainda altos estejam em queda, variante Delta assusta autoridades

Aceleração da vacinação X Variante Delta, as contradições da pandemia no Brasil

DA REDAÇÃO - Por um lado, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta quarta-feira (21) que dos 645 municípios do estado, 288 não registraram mortes por Covid-19 na última semana. O dado representa 44% das cidades de todo o estado – novas mortes não ocorreram entre os dias 14 e 21 de julho.

O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença. Além disso, 18 municípios também não tiveram novos casos confirmados no mesmo período.

"Isso é reflexo do avanço da vacinação no estado, tendo em vista que somos o primeiro estado com mais da metade da população imunizada com pelo menos a 1° dose", disse Garcia. Entre os anúncios desta quarta, o governo informou que o estado tem a menor média de internação por Covid-19 do ano – número de casos também apresenta queda.

Atualmente, segundo o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, São Paulo registra queda de 6,9% no número de casos e 9% de queda em internações.

Por outro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, volta a falar em testagem em massa. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (21/7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a falar em testagem em massa, mas ainda sem informar datas para implementação dessa medida. Na ocasião, o cardiologista adiantou que a pasta contará com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Queiroga afirmou também que o Ministério da Saúde adotará duas estratégias para combater as variantes, em especial a Delta, que tem colocado o mundo em alerta: vacinação e vigilância.

“Nós precisamos conhecer bem qual é o perfil desses indivíduos: qual é o percentual de pacientes já vacinados com as duas doses da vacina; onde eles estão localizados; e o isolamento dessas pessoas, para evitar que haja uma transmissão comunitária da variante Delta“, ressaltou Queiroga.

Atualmente, segundo o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, São Paulo registra queda de 6,9% no número de casos e 9% de queda em internações.

Até o momento, alguns casos da Covid-19 causada pela Delta já foram identificados em estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás. No país, foram registrados dois óbitos de pessoas com a cepa: uma gestante de 42 anos no Paraná e um tripulante de 54 anos de um navio chinês atracado no Maranhão.

E em meio às notícias boas e ruins, a população segue ainda sem uma campanha nacional de conscientização da importância da vacinação, das medidas preventivas extra farmacológicas como distanciamento social, uso do álcool em gel e não aglomeração. E o mais, grave, vive bombardeada por desinformação e fakenews e tem no presidente da República o principal responsável pela confusão estabelecida por causa de sua defesa de remédios com ineficácia comprovada e por críticas às vacinas. (Com Metrópoles e CNNBrasil)

Por Ultima Hora em 21/07/2021
Publicidade
Aguarde..