Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Por Marcelo Queiroz
A nova realidade imposta pela pandemia reforçou a importância dos pets na rotina dos seus tutores e ratificou a necessidade crescente da atuação do Poder Público nesse sentido.
Pesquisas científicas vêm comprovando que os bichinhos de estimação, especialmente cães e gatos, são aliados da saúde mental, diminuem a sensação de solidão e facilitam a interação de pessoas, entre outros benefícios.
É neste sentido que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal – RJPET, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, vem firmando posição.
Chegamos no meio do ano 2021 e os resultados apresentados pela atuação frequente da RJPET trazem uma excelente perspectiva para o futuro, principalmente para os animais em vulnerabilidade: As feiras de adoção realizadas diretamente pela RJPET foram responsáveis por dar novos lares a mais de 70 animais, sem contar as adoções ocorridas através de parcerias frequentes com ONGs e protetores independentes.
A parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), denominada CarioCÃO, e com o Futebol Feminino do Botafogo, colocou animais abandonados nos gramados e incentivou a adoção aos amantes do esporte.
A realização do Concurso de Fotografia “Estado Amigo dos Animais”, parceria com a Associação Internacional Lions Clube Cidade Maravilhosa e o RioSolidário, é sucesso nas redes e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção de animais. Os vencedores ainda poderão indicar uma instituição para receber uma tonelada de ração.
O selo “Amigo PET/PET Friendly” ultrapassou a marca de 1.000 estabelecimentos comerciais certificados em todo o Estado do Rio de Janeiro, entre hotéis, pousadas, restaurantes e lojas, abrindo espaço para os animais frequentarem ainda mais os mesmos ambientes que seus tutores.
Sob o ponto de vista legal, além de um incentivador constante das ações realizadas pela RJPET, o Governador Claudio Castro tem promulgado uma série de leis que tem como finalidade o bem-estar e a proteção animal.
O trabalho não para no sentido de fazer do Estado do Rio de Janeiro uma referência na instituição de políticas para animais de estimação e outras parcerias estão em curso em defesa dos nossos melhores amigos.
* Marcelo Queiroz é Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - RJ
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!