Águas do Rio será notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor por desabastecimento na cidade

Águas do Rio será notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor por desabastecimento na cidade

A depender da resposta, um processo administrativo sancionador poderá ser aberto.

Via Blog do Ricardo Bruno

Caio de Santis (da equipe do blog em Brasília)

A crise de abastecimento no Rio de Janeiro chegou a Brasília e a Secretaria Nacional do Consumidor, a Senacon, notificará a concessionária Águas do Rio até esta quarta-feira pelas falhas no fornecimento de água em vários bairros da capital e da Baixada Fluminense.

 De acordo com o Secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous, o órgão cobrará respostas da Águas do Rio pelo serviço prestado. A depender dessas respostas, um processo administrativo sancionador poderá ser aberto. Neste caso, entre as punições-limites estaria até mesmo a suspensão da concessão, em último caso e recorrência das falhas. A possibilidade, até o momento, é tida como remota, mas é possível que a Águas do Rio volte a ser multada.

Procurado pela Agenda do Poder, Wadih Damous esclareceu:

“A notificação é mais uma etapa do processo, que pede esclarecimentos. Com base nas explicações da empresa, poderemos abrir ou não um processo administrativo sancionador”, afirma Wadih.

A concessionária já foi multada, em âmbito estadual, no valor de R$ 13.6 milhões pelo Procon Carioca devido a falhas no fornecimento de água desde a última terça-feira, quando foi realizada uma manutenção no Sistema Guandu. A crise tem escalado nas últimas horas. Moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, atearam fogo em um carro da Águas do Rio durante um protesto na noite desta segunda-feira (2). A manifestação, que aconteceu no km 34, foi motivada pela falta de água na região, situação que, segundo relatos, já dura mais de 10 dias.

Em nota, a concessionária lamentou o ocorrido e afirmou que o veículo foi incendiado enquanto uma equipe realizava melhorias no abastecimento. Nenhum funcionário ficou ferido. A empresa ressaltou que atos de vandalismo prejudicam a coletividade e informou que diversas equipes estão atuando 24 horas por dia para agilizar a normalização do serviço.

A concessionária aproveitou a paralisação da Cedae no Sistema Guandu, ocorrida na última terça-feira (26), para realizar 81 obras de melhoria na Capital e na Baixada Fluminense. No entanto, os trabalhos acabaram demorando mais do que o previsto, prolongando o período sem água. Além de Nova Iguaçu, o abastecimento foi afetado em Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Rio, São João de Meriti e Seropédica.

 

Por Ultima Hora em 04/12/2024
Publicidade
Aguarde..