Alerj aprova criação de centros de referência e atendimento especializado às pessoas com autismo

Deputado Léo Vieira quer melhor assistência para autistas e familiares nos municípios do Estado do Rio 

Alerj aprova criação de centros de referência e atendimento especializado às pessoas com autismo

A criação de centros de referência e atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Rio de Janeiro foi aprovada em plenário pela Assembleia Legislativa (Alerj), na tarde desta terça-feira (01/08). Agora, cabe ao governador Cláudio Castro (PL) acatar ou não a proposta apresentada pelo deputado estadual Léo Vieira (sem partido).

 

Na primeira sessão plenária após o recesso, os deputados aprovaram a Indicação Legislativa 75/2023, do deputado Léo Vieira, para que o Governo do Rio envie mensagem ao legislativo formalizando a implantação dos centros de referência e atendimento especializado.

 

A intenção da proposta é organizar e fortalecer as redes de saúde e assistência social no atendimento às pessoas com autismo e seus familiares, oferecendo atendimento especializado e multidisciplinar, capacitando os profissionais envolvidos com essa temática e promovendo o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre o autismo. Além de proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento das habilidades dos autistas, oferecendo suporte e orientação às famílias. 

 

“Pais, mães e cuidadores das pessoas com autismo muitas vezes sofrem com a dificuldade de conseguir um diagnóstico, como também para ter acesso a toda rede necessária de profissionais para tratamento dos autistas. É importante que o Estado, através de parcerias, possa concretizar os centros, garantindo políticas públicas de plena assistência à pessoa autista”, afirma o deputado Léo Vieira.

 

Ainda de acordo com a proposta do deputado, para a implantação dos centros de referência e atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fica o Poder Executivo autorizado a realizar convênios com a União e municípios.

Por Ultima Hora em 02/08/2023
Publicidade
Aguarde..