Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O manbol, esporte criado em Belém do Pará, mas que está fazendo sucesso nas praias do Rio de Janeiro, foi reconhecido como modalidade esportiva estadual pela Assembleia Legislativa (Alerj), com a aprovação do Projeto de Lei 1733/2023, nesta quarta-feira (07/08). Agora, a proposta apresentada pelo deputado Carlinhos BNH (PP) segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancionar ou vetar a lei.
O jogo foi inspirado na fruta manga e é jogado com duas bolas simultâneas. Para jogar, são necessárias duas bolas ovais, uma rede e duas duplas adversárias. É justamente a bola usada que faz referência à fruta adocicada.
O esporte começou como uma brincadeira, que usava o caroço da manga. O nome que batiza o jogo é a junção de “manga” com “bola”.
Cada bola vale um ponto, o objetivo é atingir o chão da quadra rival; se uma bola cair em cada quadra simultaneamente, o ponto é anulado.
“O manbol é um esporte que nasceu da criatividade, pode ser jogado em qualquer lugar plano, tem tudo para se tornar cada vez mais popular”, destaca o deputado Carlinhos BNH, presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj.
No Pará, a prática criada pelo professor Rui Rui Hildebrando foi reconhecida oficialmente como esporte em 2016, por uma lei municipal e passou a fazer parte das aulas de Educação Física em mais de 60 escolas da capital paraense. No Rio, a Federação Manbol agora espera que o esporte seja oficial também nas praias da cidade.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!