Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Em evento realizado pela UNIGREJAS com apoio da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa, OAB/RJ no Centro Cultural de Jerusalém, iniciou-se grande debate sobre intolerância religiosa e igualdade racial, com a presença de Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB, que apresentou uma palestra brilhante sobre esses temas cruciais para a sociedade.
Importância da Tolerância Religiosa e Igualdade Racial
Ana Tereza Basílio destacou a importância da luta pela igualdade racial e contra a intolerância religiosa, ressaltando que esses são temas fundamentais para a evolução civilizatória. Ela afirmou que "tolerância religiosa é respeitar a liberdade de escolha do outro. Cumprindo e respeitando a liberdade de escolha do outro, estamos plantando a semente para que nossa escolha também seja respeitada."
Basílio enfatizou que a questão racial e a liberdade religiosa de todas as religiões são bandeiras relevantes defendidas pela OAB. "Esses temas estão associados à liberdade e ao âmago do ser humano. São direitos fundamentais previstos na Constituição e estão diretamente relacionados com a dignidade da pessoa humana", explicou.
Dados Alarmantes e Ações Necessárias
Durante o evento, foram mencionados os alarmantes números de ocorrências de intolerância religiosa no Rio de Janeiro no ano passado, que quase alcançaram 3.000 casos. Ana Tereza Basílio ressaltou a importância de buscar assistência jurídica adequada diante de tais eventos, destacando que a partir de 2023, a intolerância religiosa passou a ser considerada crime inafiançável. "Quem for vítima deve procurar um advogado criminalista e comunicar o fato à OAB, que dará todo o apoio necessário", afirmou.
Apoio da OAB e Importância da União
David, membro da comissão de intolerância religiosa da OAB, também participou do debate, parabenizando a igreja organizadora pelo trabalho realizado e destacando a importância da união contra a intolerância. "Devemos nos orgulhar de poder realizar esse trabalho e as portas abertas pelo Centro Cultural Jerusalém são essenciais para a continuidade desse esforço", disse ele.
Mensagem de Tolerância
Ao finalizar, Ana Tereza Basílio deixou uma mensagem importante para todos, independentemente de suas crenças: "Precisamos respeitar as opções de cada pessoa. Ao respeitarmos o próximo, também seremos respeitados. O direito à liberdade é fundamental e precisamos espalhar essa cultura de tolerância. O mundo será muito melhor se formos mais tolerantes e respeitarmos as escolhas de cada um."
Este evento foi mais um passo importante na luta contra a intolerância religiosa e pela igualdade racial, temas caros à sociedade e fundamentais para o progresso democrático e civilizatório do país.
Por Jéssica Porto e Robson Talber
Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais Facebook, Instagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
#PrefeituraRJ #ALERJ #Eleições2024 #EleicoesMunicipaisRJ #Politica #EleiçõesMunicipais #DançaDasCadeiras #PolíticaESTADO #MarceloQueiroz #Ramagem #TarcisioMotta
#OtoniDePaula #TaliriaPetrone #DimasGadelha #MaxLemos #PedroPauloPSD #EduardoPaes #ChrisTonietto #EduardoPazuello #RamagemPrefeito #SegurançaRJ #BarraDaTijuca #ChagasBola #MudançaRJ #CidadeSegura
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!