Apenas um no meio da multidão

Apenas um no meio da multidão

 

Manobra econômica

A ampliação do grupo Brics para a entrada de seis países, com 99% de membros do Oriente, não foi bem aceita por estes lados e por economistas e especialistas de várias vertentes e pensamentos. O sentimento é que nessa mexida do tabuleiro quem se deu mal foi o Brasil.

Trampolim

Consultado pela Coluna, o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), José Luís Oreiro, afirmou que a adesão destes países ao Brics é uma "clara tentativa da China de contra-atacar os Estados Unidos e a União Europeia" nesta briga econômica que vem sendo travada entre as partes nos últimos anos. Os seis países que receberam o aval do Brics para fazer parte deste bloco econômico a partir de 2024 são: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e o Irã.

 Força duvidosa 

Em entrevista publicada pelo Estadão, o economista Jim O'neill, que criou a nomenclatura Brics, chegou a ironizar que este bloco econômico "quase acabou". Para Oreiro, está clara a manobra da China em atrair esses países sob sua órbita de influência para tentar neutralizar a política "Biden-Macron", se referindo aos presidentes dos Estados Unidos e França.

Perda de influência 

E nesse movimento, José Luis Oreiro vê com a apreensão o assento do Brasil no bloco. "Eu não vejo essa ampliação do Brics como algo positivo para o Brasil", disse à Coluna. Para o economista, o Brasil e a América Latina em geral têm perdido importância econômica no mundo devido à desindustrialização prematura e a estagnação da última década. Segundo Oreiro, hoje o Brasil tem muito menos importância dentro do bloco do que tinha em 2010, quando a África do Sul passou a fazer parte do Brics. Os outros países que compõem essa comunidade são: Rússia e Índia, além da China.

 Perigo

Oreiro, que está entre os 100 melhores economistas da América Latina de acordo com o ranking AD Scientific Index, alerta que, com essa nova composição com 11 países no Brics, a influência do Brasil se dilui e, pior, o país fica associado com países autoritários, como Irã e Arábia Saudita. "Na verdade, o Brasil pode até tá queimando pontes com os Estados Unidos e Europa. A melhor posição do Brasil poderia assumir seria a neutralidade. Temo que a gente esteja ficando numa posição mais próxima à China e longe demais dos Estados Unidos. Não é uma posição equilibrada". O mesmo pensamento é compartilhado por Jim O'neill, que se disse surpreso com o aceite do Brasil às novas adesões.

  Mais um Bolsonaro 

O filho 04 do ex-presidente Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, foi alvo nesta quinta-feira, 24, de operação da Polícia Civil do Distrito Federal. Ele é investigado num megaesquema de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O principal alvo é seu instrutor de tiro, Maciel Alves de Carvalho, apontado como o "cabeça" do esquema de corrupção. O irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) saiu em defesa de Jair Renan e disse que ele não tem "onde cair morto".

De novo

Mauro Cid, o Tenente-Coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, vai depor novamente na CPI mista dos Atos Antidemocráticos, no Senado. Sua reconvocação foi aprovada na sessão da comissão desta quinta, 24. O colegiado também aprovou a quebra dos sigilos fiscal, telefônico e telemático da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi denunciada pelo hacker Walter Delgatti de ter recebido um pagamento no valor de R$ 40 mil para que ele invadisse as plataformas digitais da Justiça brasileira.

Pauta

Em reunião de líderes, hoje, na Câmara dos Deputados, o presidente da casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), decidiu que vão votar a urgência na tramitação do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para alguns setores da economia. Essa votação está agendada para a próxima terça-feira, 29.

Por Coluna Valéria Costa em 24/08/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Pioneira na Medicina Nuclear, Clínica Villela Pedras comemora 70 anos!
17 de Julho de 2024

Pioneira na Medicina Nuclear, Clínica Villela Pedras comemora 70 anos!

 Brasil em 4º lugar no ranking mundial de acidentes do trabalho
18 de Julho de 2021

Brasil em 4º lugar no ranking mundial de acidentes do trabalho

Claudio Castro cria Bairro Seguro em São Cristóvão
07 de Novembro de 2021

Claudio Castro cria Bairro Seguro em São Cristóvão

Palestra online e gratuita irá debater estudo da estética além da beleza
08 de Novembro de 2022

Palestra online e gratuita irá debater estudo da estética além da beleza

Aguarde..