Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Deputado Kim Kataguiri destaca importância do Projeto que deve relatar visando manter Criminosos Presos
Em uma entrevista exclusiva ao Ultima Hora, direto do Salão Verde da Câmara dos Deputados, o deputado federal reeleito por São Paulo, Kim Kataguiri, trouxe informações cruciais sobre dois temas de grande relevância nacional: a aprovação da urgência para um projeto que visa endurecer a punição de crimes hediondos e o encontro internacional de parlamentares P20.
Kim Kataguiri, reconhecido como um dos 30 jovens mais influentes do planeta pela revista Time e listado na Forbes Under 30, explicou o teor do projeto aprovado em regime de urgência. "O projeto impede que criminosos pegos em flagrante cometendo crimes hediondos como assassinato, roubo, estupro e sequestro recebam liberdade provisória. Isso significa que eles responderão ao processo criminal presos", afirmou o deputado.
A medida visa combater a sensação de impunidade que permeia a sociedade brasileira. Kataguiri ressaltou: "Queremos acabar com esse entra e sai de criminosos que são pegos várias vezes, às vezes 10 ou 15 vezes, indo e voltando das delegacias. Muitas vezes, o criminoso sai antes da própria vítima ou do policial que o capturou."
Deputado Destaca Importância do P20 para Cenário Geopolítico Global
Sobre o encontro internacional P20, que reunirá presidentes de parlamentos dos 20 maiores países do mundo, o deputado destacou sua importância no atual cenário geopolítico. "Vivemos um momento geopolítico bastante tenso, com os parlamentos tendo um protagonismo muito grande nas tensões no Oriente Médio, em Taiwan e na Europa com a guerra na Ucrânia", explicou Kataguiri.
O P20, criado em 2010, é um grupo liderado pelos presidentes dos parlamentos de países integrantes do G20. O encontro em Brasília contará com pelo menos 35 delegações representando parlamentos de mais de 20 países e organismos internacionais. Celso de Barros Correia Neto, diretor-geral da Câmara dos Deputados, ressaltou a magnitude do evento: "Foram 60 convites e temos mais de 30 delegações confirmadas. Cada uma delas tem entre quatro e oito representantes. É um evento grande e muito importante."
A pauta do encontro incluirá discussões sobre o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além de abordar o desenvolvimento sustentável e a adaptação dos sistemas de tomada de decisões globais ao século 21. O P20 antecede a cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, e tem papel fundamental na aproximação dos congressistas às decisões tomadas no G20.
Questionado sobre outros temas polêmicos, como as decisões monocráticas do STF e os atos de 8 de janeiro, Kataguiri manteve sua posição firme. Sobre o STF, ele afirmou esperar a rápida instalação da comissão especial para discutir limites às decisões monocráticas. Quanto aos atos de janeiro, o deputado defendeu a punição por vandalismo, rejeitando a caracterização como tentativa de golpe de Estado.
Ao final da entrevista, Kim Kataguiri deixou uma mensagem de esperança aos brasileiros: "Apesar de todos os momentos difíceis pelos quais estamos passando, temos vitórias pontuais e importantes, como essa que tivemos hoje no plenário da Câmara dos Deputados."
#KimKataguiri #CâmaradosDeputados #CrimesHediondos #P20 #SegurançaPública #PolíticaInternacional #JustiçaBrasileira #Parlamento #G20 #DesenvolvimentoSustentável
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!