Após Trump aumentar tarifas, canadenses vaiam hino americano em partidas esportivas

Vaia ao hino é um episódio quase sem precedentes

Após Trump aumentar tarifas, canadenses vaiam hino americano em partidas esportivas

Após o anúncio da imposição de tarifas pesadas ao Canadá pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, canadenses vaiaram o hino americano em partidas esportivas realizadas no final de semana. O protesto aconteceu durante um jogo do Ottawa Senators contra um time americano na Liga Nacional de Hóquei e também em uma partida de basquete entre Toronto Raptors e Los Angeles Clippers.

As vaias mostram o descontentamento dos canadenses com a decisão de Trump. A “liga nacional de hóquei”, a NHL, fundada no Canadá, e a liga de basquete dos Estados Unidos (NBA), são formadas por times dos dois países. Tradicionalmente, quando times dos dois países se enfrentam, ambos os hinos são executados. A vaia ao hino, no entanto, é um episódio quase sem precedentes.

O Hóquei é um dos esportes mais populares e simbólicos do Canadá. O esporte foi codificado pelos ingleses no século XIX e, depois, levado ao Canadá. Com a independência do país do Reino Unido, o hóquei tornou-se um orgulho nacional.

Hóquei é um dos esportes mais populares e simbólicos do Canadá

A NHL foi formada em 1917, se expandindo para os EUA nos anos seguintes. O troféu leva o nome de Stanley Cup, em homenagem a Stanley of Preston, um governador-geral do Canadá.

Tarifas de Trump

As tarifas de 25% impostas por Trump sobre todas as importações canadenses para os EUA, com uma taxa menor de 10% sobre energia, devem entrar em vigor na próxima terça-feira (4). Trump, também, tem feito ataques ao Canadá e afirma que pretende que o país se torne o 51º Estado americano.

Após o anúncio de Trump, Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense em fim de mandato, reclamou e retaliou com tarifa similar contra os EUA. “Agora é a hora de escolher o Canadá”, disse o primeiro-ministro.

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense em fim de mandato, reclamou e retaliou com tarifa similar contra os EUA

Muitos canadenses tem organizado boicotes a produtos oriundos dos Estados Unidos. Em algumas províncias canadenses, produtos americanos serão retirados das prateleiras por tempo indeterminado a partir de terça-feira.

Via ICL

Por Ultima Hora em 03/02/2025
Aguarde..