Artistas do Rio de Janeiro irão se apresentar no Festival Petrônio Álvarez na Colômbia

O Projeto

Artistas do Rio de Janeiro irão se apresentar no Festival Petrônio Álvarez na Colômbia

O Instituto MentoresHub: Associação da Economia Criativa do Brasil junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro irá realizar durante o ano de 2024 diversas atividades que visam promover e divulgar a expansão das redes de arte e cultura fluminense na Colômbia.  

Durante o segundo semestre deste ano serão realizados seminários, oficinas, encontros para trocas de saberes, rodada de negócios e apresentações de artistas em território colombiano a fim de promover a internacionalização da produção artística fluminense e representar o Rio de Janeiro no cenário global.

Através do convênio" Ano Rio-Colômbia" a cultura e economia criativa do estado Rio de Janeiro vai ser apresentada na Colômbia criando oportunidades e divulgando as produções nacionais para que sirvam de ponte para o futuro.  "É uma ação muito importante, a Colômbia é um grande mercado mundial, os festivais são uma porta de entrada fantástica para nossos artistas no mercado internacional”, relata Marcelo Caldas, Produtor Executivo do projeto.

O projeto “Conexão Rio-Colômbia: Saberes Ancestrais e Produções Culturais” irá desembarcar na Colômbia com uma comitiva de produtores, mestres de saberes tradicionais, artistas da cultura popular, cientistas sociais e historiadores de cidades do Rio de Janeiro, Maricá e de demais cidades fluminense.

A primeira ação terá apresentações artísticas, realização de oficinas e seminários e acontecerá durante o Festival Petronio Álvarez realizado de 14 a 19 de agosto, em Cali. O evento é um farol de oportunidades e empreendedorismo com ênfase marcante na cultura afro. Um excelente ponto de encontro para artistas, músicos, dançarinos e empreendedores.  

O Festival Petronio Álvarez é o evento de cultura afro mais importante da América Latina. Em seus 28 anos de existência, sagrou-se como um espaço onde a herança afro e todas as suas manifestações são os principais destaques.

O evento reúne anualmente expositores de tradições locais e também faz conexões com outros países. O Brasil se fará representado pelo estado do Rio de Janeiro e irá apresentar para o público colombiano a musicalidade indígena Puri, a tradição do Jongo e da Capoeira.

Os artistas e mestres do Rio de Janeiro vão integrar o “Quilombo Pedagógico” do Festival de Petrônio no seminário “Resistir y Construir Desde la Música”, além de realizarem oficinas de Capoeira, Musicalidade Indígena Puri e Contação de Histórias.

Representantes brasileiros no Festival

Taísa Bezerra: Cientista social e pesquisadora em gestão cultural.

Gabriel Moreno: Curador e produtor cultural com 13 anos de experiência, atuou no Museu de Arte do Rio. 

Blanca Dian: Museóloga e pesquisadora em memória social e literatura oral.

Dauá Puri: Educador e artista indígena, autor de obras bilíngues e defensor da cultura Puri.

Watusi Madeira: Fundador do Grupo UNIAFRI, sensibiliza jovens por meio da música.

Mestre Dico: Artista, artesão e mestre de capoeira, dedicado à formação de novos capoeiristas.

“Conexão Rio-Colômbia: Saberes Ancestrais e Produções Culturais”

O projeto “Conexão Rio-Colômbia: Saberes Ancestrais e Produções Culturais”, até o fim de 2024, irá realizar outros eventos de intercâmbio pela Colômbia voltados para o setor do Carnaval, da Música, Teatro, Circo, Cinema e da Economia Criativa.

Contatos:

https://www.instagram.com/instituto_mentoreshub

E-mail: mentoreshub@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Graça Paes (21) 9 9646-6636

 

Por Neno Ferreira 'No social' em 10/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputado Anderson Alexandre pede castramóvel para municípios do interior do RJ
18 de Maio de 2022

Deputado Anderson Alexandre pede castramóvel para municípios do interior do RJ

Frente Parlamentar de Propriedade Intelectual será lançada amanhã em Brasília.
30 de Abril de 2024

Frente Parlamentar de Propriedade Intelectual será lançada amanhã em Brasília.

Ana Clara Laaf ressaltou, sobre o setembro amarelo: 'precisamos falar sobre segurança psicológica e saúde mental nas organizações'
02 de Outubro de 2023

Ana Clara Laaf ressaltou, sobre o setembro amarelo: 'precisamos falar sobre segurança psicológica e saúde mental nas organizações'

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos tem artigo publicado no The Conversation
11 de Março de 2024

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos tem artigo publicado no The Conversation

Aguarde..