Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A cidade de Nova Iguaçu se transformou no epicentro da gastronomia fluminense com a realização da Baixada Gastronômica, evento que reúne chefs de cozinha renomados e empreendedores do setor. O encontro, que acontece no Top Shop, não apenas celebra a culinária regional, mas também serve como plataforma para o anúncio de importantes iniciativas governamentais voltadas ao fortalecimento do setor.
Em entrevista exclusiva, Augusto Vargas, subsecretário de cultura do estado, destacou a importância do evento organizado pelos chefs Rodrigo e Rafael. "Eles já têm uma dinâmica e uma tradição de ações relacionadas à gastronomia, que traz uma centralidade muito grande para a cidade de Nova Iguaçu. Além desse evento, eles já desenvolvem o Prêmio Doman, que é como se fosse o Oscar da gastronomia dentro do nosso território da Baixada Fluminense", explicou.
Novo edital de gastronomia será lançado em Nova Iguaçu
Um dos destaques do evento foi a presença da secretária de estado Daniele Barros, que compareceu pela manhã acompanhada de sua filha Raquel, participante como "petit chef" em uma das atividades. Na ocasião, a secretária anunciou importantes novidades para o setor.
"A secretária trouxe algumas novidades, e uma delas, impactada por essa potência que está acontecendo aqui com esse evento de gastronomia, é o próximo edital de gastronomia ligado a essas feiras de empreendedorismo", revelou Vargas. "Vamos estar planejando com a nossa secretária de estado a data para que o lançamento dessa política pública aconteça aqui na cidade de Nova Iguaçu, em função de toda essa movimentação."
Gastronomia representa 5% da economia local
O subsecretário também destacou dados revelados pelo secretário de turismo sobre a relevância econômica do setor gastronômico para a região. "Quase 5% de toda a economia daqui do território é ligada à gastronomia. São dados muito relevantes e que precisamos manter sempre no nosso radar para que as políticas públicas possam de verdade atender essa demanda potente da população", afirmou.
A realização do evento no Top Shop, com apoio de Line Cat, demonstra a articulação entre poder público e iniciativa privada para fomentar o desenvolvimento econômico através da gastronomia, criando oportunidades para empreendedores locais.
Estúdio BXD: nova fase para músicos da Baixada
Além das iniciativas voltadas à gastronomia, Vargas anunciou avanços no projeto Estúdio BXD, que beneficiará artistas da região, especialmente do cenário do samba. "Inicialmente, já estávamos dentro do estúdio da Biblioteca Parque gravando artistas do cenário do samba do nosso território. Tínhamos uma deficiência, pois não conseguíamos fazer a segunda etapa - só íamos até o primeiro momento de captação, sem fazer a masterização e a edição do produto final", explicou.
Para solucionar essa limitação, a secretária de Estado e sua equipe lançarão um novo edital. "São selos para todos os estúdios do estado do Rio de Janeiro." Através desses editais, vamos conseguir fazer com que nossos músicos finalizem seus produtos para terem sua música finalizada com excelência dentro de estúdios credenciados", detalhou o subsecretário.
Interiorização das políticas públicas culturais.
Ao finalizar a entrevista, Augusto Vargas reforçou a missão da Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada: "Uma das metas da nossa secretaria é cada vez mais aproximar as políticas públicas do interior, principalmente. A subsecretaria nasce com essa missão de estabelecer diálogos mais próximos, compartilhar informação e cada vez mais aproximar o trabalhador e a trabalhadora da cultura das políticas de estado."
Por Robson Talber @robsontalber
Repórter Débora Barbosa @chefdeborabarbosa assessoria de Alberto Aquino @albertoaquino10
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!