Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Mais um ataque de pitbulls chocou o Rio de Janeiro. Desta vez, a vítima foi a reconhecida escritora Roseana Murray, que teve um dos braços dilacerados por três cães da raça em Saquarema. Seu estado de saúde é grave.
O caso reacendeu o debate sobre a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa da Lei do Pitbull, de autoria do deputado estadual Carlos Minc (PSB). A legislação obriga os tutores a manterem os cães com coleira, focinheira e certificados de vacinação e esterilização, além de proibir a presença desses animais perto de escolas e praças com crianças pequenas.
Como bem lembrou o ativista Mahatma Gandhi, "a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados". Nesse sentido, Minc defende a posse responsável e enfatiza que a culpa pelos ataques não é do cão, mas sim do dono.
"Nós vamos fazer ofícios e cobranças ao governo estadual e às prefeituras para que divulguem a lei e treinem a PM e as Guardas Municipais para exigirem a coleira, focinheira, certificados, e também para que punam os donos irresponsáveis", afirmou o deputado.
Nas palavras do escritor Milan Kundera, "a compaixão é a emoção mais importante, a que une a tristeza ao conhecimento". É fundamental que a sociedade se sensibilize com casos como o de Roseana Murray e cobre ações efetivas das autoridades para garantir a segurança de todos.
Lembrando que nem todos os pitbulls são violentos, mas a lei é preventiva e visa proteger a população de possíveis ataques. Como disse o poeta Khalil Gibran, "a dor é a quebra do invólucro que encerra a sua compreensão". Que esse triste episódio sirva de alerta e mobilize a todos na busca por soluções.
#carlosminc #leidopitbull @governodorio #AtaquePitbulls #LeiDoPitbull #PosseResponsável
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!