Baía de Guanabara x Barcas Praça XV até São Gonçalo: O caminho das águas para desafogar o trânsito do Rio

Projetos de expansão do sistema de barcas enfrentam obstáculos, mas prometem revolucionar a mobilidade na região metropolitana do Rio

Baía de Guanabara x Barcas Praça XV até São Gonçalo: O caminho das águas para desafogar o trânsito do Rio

A Baía de Guanabara, cartão-postal do Rio de Janeiro, pode se tornar uma importante via de transporte para milhões de fluminenses. Projetos que visam expandir o sistema de barcas e criar novas rotas aquaviárias estão em estudo, mas enfrentam desafios para sair do papel.

Uma das propostas mais aguardadas é a ligação direta entre a Praça XV, no centro do Rio, e São Gonçalo. Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, o projeto está em fase de análise pela UFRJ.

"Essa rota poderia trazer benefícios significativos", afirma o urbanista João Silva. "Reduziria o tempo de deslocamento, aliviaria o trânsito na Avenida Brasil e diminuiria a emissão de poluentes dos automóveis."

Outras ideias incluem uma linha ligando Magé ao centro do Rio e a criação de um ponto de baldeação na Ilha do Fundão, beneficiando estudantes e funcionários da UFRJ. Há também propostas para implementar transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca.

No entanto, a implementação desses projetos enfrenta obstáculos. "São necessários investimentos em infraestrutura, como a construção de novos terminais e a aquisição de embarcações", explica Maria Santos, especialista em transportes.

A Secretaria de Transportes informou que a nova modelagem do sistema aquaviário foi dividida em duas etapas, contemplando as linhas existentes e futuras conexões. Porém, ressaltou que a concretização depende de fatores como licenciamento ambiental e disponibilidade de recursos.

Enquanto isso, o governo federal incluiu no novo PAC estudos para a Linha 3 do metrô, que ligaria a Praça XV a Alcântara, passando por Niterói e São Gonçalo.

Para moradores como Carlos Oliveira, de São Gonçalo, a esperança é que esses projetos saiam do papel. "Seria uma mudança e tanto na nossa qualidade de vida. Menos tempo no trânsito significa mais tempo com a família", diz ele.

A expansão do transporte aquaviário na Baía de Guanabara permanece um desafio complexo, mas com potencial para transformar a mobilidade na região metropolitana do Rio de Janeiro. O futuro dirá se essas águas serão, enfim, navegadas em benefício da população fluminense.

Por #jornalistaxerém

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Por Ultima Hora em 30/12/2024
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