Baile de Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário de 34 anos no próximo sábado (11).

Evento marca a revitalização do espaço com inauguração do Maior Museu de Negritude Urbana

Baile de Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário de 34 anos no próximo sábado (11).

No próximo sábado (11), a partir das 22h, acontece o aniversário de 34 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira, recheado de atrações e novidades.  
O espaço vai ganhar o Maior Museu da Negritude Urbana e vai ter muito som com os DJs Michell, Fernandinho,Vig, Gab e Guto. O evento também vai receber a DJ Tamy como convidada da festa. Além de muitas mixagens, teremos apresentação de Dança (com frequentadores do baile) e muitas surpresas.  Sobre o maior Baile de Charme do Brasil: O Baile do Viaduto de Madureira é o maior baile charme do Brasil há mais de 33 anos. Acontece no “Espaço Cultural Rio Hip Hop Charme” periodicamente todos os sábados a partir das 22h, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. 
O baile tem os seus DJs residentes e sempre recebe DJs convidados e atrações diversas em datas especiais, com preços populares e mantém o valor baixo de entrada mesmo em bailes especiais com grandes atrações. O baile do Viaduto não é só tradicional na zona norte do Rio. Desde fevereiro de 2013, se tornou patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro, e faz parte de toda cultura black dentro e fora do estado. Tem presença forte na construção da identidade negra, seja pela dança, pelo estilo, ou pela atitude. Além de eventos semanais e premiações, o espaço já recebeu diversas atrações internacionais e nacionais: Chingy, Montell Jordan, Darrius, RahDigga, Negra Li, Quelynah, Nina Black, Sampa Crew, Dughettu, Sandra de Sá, Racionais MCs, Rappin Hood, Keith Sweat e muitos outros. Oferece também oportunidades para novos talentos musicais voltados para Black Music e muito bem freqüentado por nomes do meio artístico. Responsável por uma grande festa anual do “Dia da Consciência Negra” e constantemente realizando eventos sociais.  
Os Ingressos já estão à venda em  https://www.sympla.com.br/aniversario-do-viaduto-de-madureira-2024__2427142   
Novo Viaduto de Madureira e o Museu de Negritude Urbana: Viaduto de Madureira é transformado em museu da cultura negra no Rio . Iniciativa será inaugurada no dia 11 de maio, coincidindo com o aniversário do Viaduto de Madureira, e, busca promover uma forte identidade comunitária. 
 O Viaduto de Madureira, emblemático espaço de cultura negra e urbana do Rio de Janeiro, está prestes a se transformar em um “museu vivo” graças ao Projeto Zona de Arte Urbana (ZAU). Criado em 2023, o ZAU foca em ações artísticas e educativas por meio do grafite. Idealizado por Airá Ocrespo, grafiteiro que pintou “a primeira ministra negra do STF”, a revitalização marcará os 34 anos do Viaduto e contará a história da Black Music brasileira tanto na parte externa quanto interna. Além de Airá, outros quatro artistas participam da ação, entre eles Amora, Agarte, Cety e Seon.  
O charme é um ritmo que vem da Black Music americana. Contudo, os bailes-charme e suas manifestações têm origem na Zona Norte do Rio. O termo "Charme" foi cunhado pelo DJ Corello em um baile no clube Mackenzie, nos anos 1980, localizado no Méier. Antes de chegar em Madureira, em 1990, o Charme circulou e ganhou fama em bairros como Marechal Hermes e Abolição. Com previsão de inauguração no próximo sábado, dia 11 de maio, durante o baile de aniversário do Viaduto, a concepção artística dos grafites segue uma linha histórica, contando a história da música negra, do charme e do baile do viaduto, além de abordar aspectos da negritude urbana carioca. “A revitalização visual do Viaduto de Madureira é de suma importância para criar um espaço de memória da negritude urbana carioca, exibindo nas paredes do local os marcos históricos que permeiam as origens das pessoas que ali frequentam e das culturas que o Viaduto abriga, no sentido de fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento”, comenta Airá Ocrespo.  
Serviço:
Aniversário de 34 anos do Baile   charme do Viaduto de Madureira e inauguração do Maior Museu da Negritude Urbana .
Data : 11 de maio de 2024 - sábado
Horário: 22h
Local: Viaduto Negrão de Lima- Madureira.                                       
Atrações : DJs Michell, Fernandinho, Vig, Gab e Guto. O evento também vai receber a DJ Tamy como convidada da festa. 
Ingressos Antecipados: R$ 20
https://www.sympla.com.br/aniversario-do-viaduto-de-madureira-2024__2427142 
Mais informações: (21) 96475-2020- DJ Michell.
Classificação: 18 anos.
contato@viadutodemadureira.com.br

Por Neno Ferreira 'No social' em 06/05/2024
Publicidade
Aguarde..