Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Washington Quaquá e a Surpreendente Aliança em Rio Bonito
Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT e candidato a prefeito de Maricá, sempre foi uma figura que nunca transcendeu os limites de sua própria cidade, tanto é que desde assumiu o PT do Rio, o PT estadual nunca mais elegeu prefeito no estado do Rio de Janeiro.
Seu projeto político, fortemente vinculado à experiência de Maricá onde o orçamento é maior que muitos estados brasileiros, diferente da grande maioria dos municípios do Rio de Janeiro, é visto por muitos como um modelo de gestão pública progressista e inovadora, porém sua visão é míope em achar que sem orçamento irá levar o que conseguiu em 16 anos de orçamento bilionário, para cidades pobres do interior do estado.
É nesse contexto, com seu estilo incisivo e estrategista, que o deputado com seus Relógios Cartier de aproximadamente 150 mil reais e sua bagagem de viagens de turismo com a nova esposa por todo o mundo, surpreende ao declarar apoio à ex-prefeita que já foi investigada na Lava Jato Solange Almeida (Agir) em Rio Bonito, em detrimento do candidato da própria Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV.
"Uma bomba no cenário político de Rio Bonito"
A notícia caiu como uma bomba. Meco Contador, o vice-prefeito de Rio Bonito e pré-candidato ao executivo pelo PV, já contava com o apoio da federação e estava visivelmente alinhado com o projeto petista, tendo até gravado um vídeo com Diego Zeidan, filho de Quaquá.
"Inspirando-se em Maricá, que tem o orçamento 40 vezes maior que de Rio Bonito"
Quaquá que tem em comum com Solange a grande amizade com Brazão, argumenta em suas redes sociais que a experiência de Maricá, onde conseguiu implementar uma série de políticas públicas progressistas, deve servir de inspiração para Rio Bonito, só esqueceu de dizer que tem o orçamento 40 vezes maior que de Rio Bonito
Solange Almeida, por sua vez, apesar de um passado marcado por condenações por improbidade administrativa, investigações na lava jato e rejeições de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), parece ser vista como a candidata com maior viabilidade eleitoral. "Queremos uma frente democrática inspirada no modelo de Maricá para Rio Bonito", escreveu Quaquá, apontando para Solange.
"Riscos e reações"
A movimentação não deixa de ser arriscada. Os adversários de Solange já sinalizam que vão buscar a cassação de sua candidatura, o que poderia deixar o campo progressista em Rio Bonito sem uma liderança clara.
Além disso, a decisão gerou desconforto dentro da própria federação, com João Maurício, o Joãozinho, presidente estadual do PT, que segue seu mandachuva Quaquá está pedindo uma reunião urgente para discutir os rumos da candidatura em Rio Bonito.
Joãozinho, sem conhecer a realidade da cidade, tentando apaziguar os ânimos, argumenta que Meco ainda tem um papel importante a desempenhar. "Meco é uma figura importante, que pode conduzir o processo junto conosco. Acreditamos que é melhor ter uma candidatura com mais viabilidade eleitoral".
"O jogo está apenas começando"
Depois da lambança feita com o PT de Itaguaí e a candidatura de Luciano Motta, com o PT de Niterói e com abertura do vice de Eduardo Paes, agora o grupo de Socialistas de iphone de Quaquá avança contra candidatos da Federação.
Leia ainda: BATOTA no PT: Executiva Estadual do PT nega filiação e candidatura de Luciano Mota pelo PT em Itaguaí
Enquanto Quaquá Viaja, Viaja e Viaja, Bolsonaro ameaça único reinado petista no estado
Enquanto isso, Quaquá segue viajando pelo mundo dele e apostando suas fichas, talvez inspirada em seu próprio histórico de vitórias improváveis. E, como sempre, a política nos oferece um espetáculo fascinante de alianças improváveis, estratégias audaciosas e reviravoltas inesperadas. Em Rio Bonito, o jogo está apenas começando.
#WashingtonQuaquá #SolangeAlmeida #RioBonito #Maricá #PT #FederaçãoBrasilDaEsperança #PolíticaProgressista #Eleições2024 #EstratégiaPolítica #AliançasImprováveis
Com informações de Tempo real
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!