Beleza com saúde: Como funcionam os bioestimuladores de colágeno

Dra. Bruna Almeida é cirurgiã dentista especialista em implantes e prótese sobre implantes e em harmonização orofacial

Beleza com saúde: Como funcionam os bioestimuladores de colágeno

A busca por uma pele bonita e saudável impulsiona novas descobertas científicas a todo momento. Entre elas estão os procedimentos estéticos e produtos desenvolvidos com bioestimuladores de colágeno.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o colágeno é uma proteína abundante na pele, responsável por manter a sua firmeza e sua sustentação. 

Mas, com o passar dos anos e o processo envelhecimento do organismo, a pele pode perder até 50% de suas funções biológicas até a meia idade, incluindo a produção natural do colágeno pelos fibroblastos.

Por isso, a falta de colágeno na pele está diretamente ligada ao surgimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e de sulcos no rosto e no corpo. 

Segundo a cirurgiã dentista, especialista em Harmonização Orofacial, Dra. Bruna Almeida, o bioestimulador  vai produzir colágeno. “pessoas que perdem peso rápido, que tem flacidez, que são pós bariátricos precisam fazer o uso injetável de biomestimulador de colágeno”, afirma Dra. Bruna.

Bioestimuladores de Colágeno são mais indicados para:

Tratamento de Rugas

Reduz e preenche rugas estáticas, ou seja, aquelas que são visíveis o tempo todo no rosto, independentemente dos movimentos faciais;

Preenchimento de áreas fundas, especialmente que apresentam flacidez

A estimulação do colágeno nas camadas mais profundas da pele ajuda a recuperar a firmeza de regiões como o malar e maçãs do rosto.

Suavização de linhas de expressão

Os biostimuladores de colágeno ajudam a amenizar as linhas de expressão, que são as linhas que ficam aparentes quando realizamos os movimentos do rosto e expressões faciais.

Preenchimento de sulco nasogeniano (bigode chinês) e labiomentual (marionete)

Preencher as linhas e marcas mais profundas com o auxílio dos biostimuladores de colágeno ajudam a harmonizar o rosto, eliminando o aspecto envelhecido e cansado causado pelo bigode chinês e as rugas de marionete.

Correção de cicatrizes de acne ou catapora

A estimulação do colágeno é bastante benéfica para o tratamento de cicatrizes de acne e catapora, principalmente no caso das cicatrizes deprimidas ou atróficas, que são aquelas que apresentam um aspecto afundado na pele.

Preenchimento do dorso das mãos, colo e pescoço

Para além do tratamento facial, os bioestimuladores de colágeno também ajudam a recuperar a firmeza, a elasticidade e o volume da pele das regiões afetadas pela gravidade, como o pescoço e o colo. Assim como ajudam a rejuvenescer o aspecto das mãos.

Flacidez corporal (região abdominal, glúteos, coxas e braços)

O colágeno também é responsável pela sustentação da pele do corpo e sua estimulação é importante para ajudar a recuperar a firmeza e a elasticidade das regiões que mais sofrem com flacidez corporal.

Celulite

Para auxiliar no tratamento da celulite,  o colágeno promove a melhora da sustentação da pele e o preenchimento de desníveis nas coxas e nos glúteos. 

De acordo com a especialista o procedimento é invasivo e dura em média de 1 a 3 anos. “Esse produto é bio compatível com a nossa produção de colágeno, tem poucas restrições, como por exemplo, mulheres grávidas e pessoas que têm alguma doença sistêmica não controlada”, pontua.

Depois de estimular: proteger o colágeno

Seja qual for o tipo de bioestimulador de colágeno utilizado para deixar a pele mais bonita e firme, é muito importante adotar cuidados para prevenir que essas fibras sejam prejudicadas pelas agressões do dia a dia. 

“Primeiramente, usar o protetor solar diariamente é uma medida indispensável para prevenir que a radiação solar deteriore as fibras de colágeno e cause o envelhecimento precoce da pele”, finaliza a cirurgiã dentista.  

Por Coluna: Jairo Rodrigues em 27/06/2024
Publicidade
Aguarde..