Brasil lidera ranking global de ansiedade: exercício físico pode ser um aliado no combate ao transtorno

Modalidades que combinam esforço e concentração ajudam a aliviar sintomas e melhorar a saúde mental

Brasil lidera ranking global de ansiedade: exercício físico pode ser um aliado no combate ao transtorno

A Organização Mundial da Saúde apontou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo! Quase 27% dos brasileiros já receberam diagnóstico médico de ansiedade. Esse número é ainda maior entre as mulheres e na população entre 18 e 24 anos.

Uma boa notícia é que a prática regular de atividades físicas pode ajudar a controlar as emoções e sentimentos. Isso acontece porque o exercício físico não faz bem só ao corpo físico, mas também tem impacto positivo na saúde mental porque liberam neurotransmissores ligados ao prazer e ao relaxamento, como por exemplo a endorfina, serotonina e dopamina, que ajudam a reduzir os efeitos e sintomas da ansiedade.

As modalidades que combinam esforço físico e concentração são mais eficazes para combater a ansiedade. A escolha da modalidade varia de pessoa para pessoa porque depende muito do gosto de cada um. Felizmente, não há uma modalidade que mais indicada e a lista de opções é imensa. Entre as modalidades mais populares e de fácil acesso, as mais indicadas são: caminhada, corrida, dança, natação, ioga, Pilates, ciclismo, hidroginástica, musculação...

Mas é importante frisar que o esporte não é terapia, mas sim, uma ferramenta no combate e controle da ansiedade. Se o problema persistir, é preciso contar com o apoio de um psicólogo.

[LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas]

Por Ultima Hora em 13/01/2025
Aguarde..