Brasil o país que mais gasta com políticos

Brasil o país que mais gasta com políticos

O Brasil é o país que mais gasta dinheiro público com campanhas eleitorais e partidos. São mais de U$789 milhões por ano. É o que revela estudo divulgado pela plataforma CupomValido, com dados do IMPA, World Bank e Tribunal Superior Eleitoral.

É mais que 2.5 vezes o valor do segundo colocado, o México, com U$307 milhões por ano. Legislando em causa própria, os deputados e senadores aumentaram o fundo eleitoral deste ano em 190%, em relação ao valor fixado na eleição municipal de 2020, enquanto no mesmo orçamento reajustaram o salário mínimo em apenas 10%. O dinheiro para os tubarões da política equivale a 16,8 toneladas de ouro. E ainda acham pouco.

Enquanto isso, metade da população brasileira passa fome. A pobreza é multidimensional: além da alimentação, envolve a falta de acesso à educação, à saúde, trabalho e padrão de vida. A pobreza e a extrema pobreza têm efeitos terríveis para a dignidade das pessoas e, no caso de crianças e adolescentes, as consequências são irreparáveis.

A situação compromete irreversivelmente seu desenvolvimento, condenando-os ao estado perpétuo de vulnerabilidade. Crianças criadas em um ambiente de privação e violência não conseguem crescer, estudar e trabalhar, o que dificulta que se tornem adultos independentes, perpetuando o ciclo de miséria.

Há 32 partidos políticos no Brasil, afoitos para desfrutar dos fundos públicos, além da rede de corrupção. É o 2º país com mais agremiações partidárias no mundo, atrás somente da Índia, que tem 36 partidos. Nos países desenvolvidos, a quantidade é significativamente menor: Itália (15), Suíça (11), Reino Unido (11), Portugal (10), França (9), Alemanha (6), Japão (6) e Estados Unidos (2). Nem é preciso dizer que funcionam muito melhor.

Além da 1ª posição no ranking de gasto anual e 2ª em maior número de partidos, o Brasil é o país que mais gasta com parlamentares. Cada um custa US$ 5 milhões por ano. Dividido o custo médio de cada um deles pela renda média de cada país, a pesquisa concluiu que o gasto por parlamentar é 528 vezes maior que a renda média da população nacional. Um ranking tão vergonhoso que o número é mais que duas vezes maior que o gasto do segundo colocado – a Argentina, com gasto de 228 vezes em relação à renda média. Não por acaso, os com os menores gastos são Luxemburgo e Suíça, ambos seis vezes a renda média.

Os maiores gastos com as campanhas eleitorais estão relacionados à publicidade por materiais impressos, que representam 20,9% do total das despesas e fazem uma imundície nas ruas. A produção de programas (de rádio, televisão ou vídeo) está em segundo lugar, com 8,8%. Em terceiro, com 8,6% das despesas, fica o custo com atividades de militância e mobilização de rua. Confiram o infográfico.

Fonte: IMPA, TSE, CupomValido.com.br, World Bank

 

Por Ultima Hora em 05/07/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil
13 de Novembro de 2023

Brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil

Aliança Global espera alcançar 500 milhões de pessoas 
19 de Novembro de 2024

Aliança Global espera alcançar 500 milhões de pessoas 

ONU cobra esclarecimento da morte de Moïse
03 de Fevereiro de 2022

ONU cobra esclarecimento da morte de Moïse

Vazamento no Signal expõe planos militares dos EUA e gera crise em Washington
27 de Março de 2025

Vazamento no Signal expõe planos militares dos EUA e gera crise em Washington

Aguarde..