"Café do Trabalhador: ação efetiva do Governo do Estado no combate à fome"

O programa Café do Trabalhador, sucesso em 29 cidades fluminenses, chegou em Volta Redonda e começará a funcionar na próxima segunda-feira (15). Essa é a 32ª unidade do programa e tem como objetivo fornecer 500 kits por dia, de segunda a sexta-feira, a partir das 5:30 da manhã, por apenas 50 centavos. A iniciativa faz parte da política estadual de combate à fome e já está em operação em outras cidades da região como Barra Mansa, Três Rios e Angra dos Reis, sendo que, agora, com Volta Redonda, serão distribuídos por dia, só nestas localidades, 1.200 kits.

Café do Trabalhador já aplicado em 29 anos (Foto: Reprodução/Divulgação)

O Café do Trabalhador é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e é oferecido em locais próximos a áreas de concentração de usuários de transporte público. Com a nova unidade em Volta Redonda, o programa passará a oferecer 11.500 kits nos 32 polos existentes. A expectativa é que outros 28 Cafés sejam inaugurados nos próximos meses.

É importante destacar que a alimentação é um direito básico e fundamental para todas as pessoas. No entanto, ainda existem muitos brasileiros que não têm acesso a uma alimentação adequada e em quantidade suficiente para garantir sua saúde e bem-estar. Nesse contexto, iniciativas como o Café do Trabalhador são essenciais para ajudar a combater a fome e garantir o acesso à alimentação para aqueles que mais precisam.

O programa também é uma importante ação para combater o desperdício de alimentos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado anualmente. No Brasil, são mais de 26 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados por ano. Com o Café do Trabalhador, além de fornecer uma alimentação de qualidade para quem precisa, também é possível contribuir para a redução do desperdício de alimentos.

Em breve o programa será ampliado para mais cidades do estado (Foto: Reprodução/Divulgação)

Por isso, é fundamental que iniciativas como o Café do Trabalhador sejam valorizadas e ampliadas, garantindo o acesso à alimentação para todos os brasileiros. O Estado tem um papel importante nesse sentido, devendo investir em políticas públicas de combate à fome e à desigualdade social. Ações como essa não só ajudam a garantir o acesso a um direito básico, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

 Por: Léo Paes Mamoni

 

 

Por Ultima Hora em 14/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

TCE dá 3 dias para Maricá explicar licitação de coleta de lixo estimada em R$ 63,7 milhões
31 de Outubro de 2024

TCE dá 3 dias para Maricá explicar licitação de coleta de lixo estimada em R$ 63,7 milhões

Niterói vai criar pacote de estímulos para setor pesqueiro
25 de Maio de 2023

Niterói vai criar pacote de estímulos para setor pesqueiro

Romário dispara oito palavrões durante discurso em Itaboraí
04 de Junho de 2023

Romário dispara oito palavrões durante discurso em Itaboraí

 ALTA CCMA & MRO proporcionou troca de conhecimento e networking
25 de Junho de 2024

ALTA CCMA & MRO proporcionou troca de conhecimento e networking

Aguarde..