Câmara dos Deputados promete fazer história nesta quinta

Câmara dos Deputados promete fazer história nesta quinta

 

 Prestes a desencantar 

A PEC da reforma tributária, a mesma que há mais de três décadas é falada, cantada e entoada em verso e prosa pelos corredores do Congresso Nacional pelos parlamentares de ontem e de hoje, promete sair do verbo nesta noite de quinta-feira, 6, que se desenha histórica. E, se depender do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai ser.

 Protagonista 

Arthur Lira está convicto que, ao destravar esse nó de mais de três décadas que se tornou a expectativa de reforma tributária, vai fazer história ao conduzir, como presidente do Parlamento Federal, uma votação tão esperada e tão cara para o governo. Seu passe, capital e poderio político vai ficar mais evidente.

Sem conversa fiada

Pelo segundo dia consecutivo, a maioria do plenário rejeitou requerimentos da oposição para adiar a votação da reforma para o segundo semestre. O desejo da mesa diretora da Câmara é que os dois turnos de votação aconteça ainda na noite desta quinta. Um dos que encabeçou o pedido de adiamento foi a bancada do União Brasil como retaliação ao governo Lula por não trocar a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, por outro indicado do partido. Mas Lira deixou claro que não existe possibilidade de adiamento.

Era uma vez ...

A votação da reforma política e a adesão de parte da oposição bolsonarista deve finalizar com um racha neste grupo político e o enfraquecimento do já cambaleante Jair Bolsonaro (PL). Nos bastidores, é evidente seu descontentamento como o fato tá sendo conduzido e uma certa decepção com aliados de outrora, como o seu "menino dos olhos", o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Presença ilustre 

Ministra do Planejamento, Simone Tebet chegou por volta das 20h na Câmara dos Deputados para acompanhar os debates e a votação da PEC da reforma tributária. Ao falar com a imprensa, a ministra afirmou que a revisão tributária do país é o único plano capaz de tirar o país do atraso tributário e da falta de desenvolvimento econômico que perdura, em suas palavras, há pelo menos 40 anos. Ela está convicta que a matéria será aprovada com êxito e arrisca dizer que terá pelo menos 350 votos dos 308 que necessita para ser aprovada.

Preço político 

Embora seja uma reforma para beneficiar o país e X ou Y, governo A ou B ou autoridades em geral, nada é de graça e a fatura está sendo cobrada em tempo real. Uma delas são as emendas parlamentares bilionárias, que já estão sendo empenhadas pelo governo federal e a promessa dada ao União Brasil de que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, seta trocada nos próximos dias pelo deputado federal Celso Sabino ( União-PA).

Essa outra fica

Também alvo da cobiça dos deputados do Centrão, que pressionavam o governo Lula pela demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para um aliado deles ocupar o cargo, o próprio presidente disse, em alto e bom som, ontem, 5, que ela fica. Sem mudanças, até segunda ordem, no Ministério da Saúde.

 Segundo round

Se a reforma tributária vencer na Câmara, a bola passa para o Senado no segundo semestre e, se tudo correr como o Planalto e aliados planejam, o presidente Lula deverá estar sancionada a emenda constitucional ainda este ano. Aí, a próxima batalha será a Lei Complementar para ratificar tudo que foi acordado na reforma.

Por Coluna Valéria Costa em 06/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

3ª edição do Festival Estudantil de Multilinguagens Artísticas
15 de Novembro de 2022

3ª edição do Festival Estudantil de Multilinguagens Artísticas

O analfabeto funcional
11 de Fevereiro de 2022

O analfabeto funcional

Copa em casa: como celebrar esse momento de torcida pelo Brasil com amigos e familiares
15 de Novembro de 2022

Copa em casa: como celebrar esse momento de torcida pelo Brasil com amigos e familiares

Theatro Municipal do Rio de Janeiro lança primeira Residência de Artes Cênicas
02 de Março de 2023

Theatro Municipal do Rio de Janeiro lança primeira Residência de Artes Cênicas

Aguarde..