Câmara Municipal do Rio de Janeiro Homenageia Giselle Farinhas por Contribuições ao Direito e à Sociedade

Câmara Municipal do Rio de Janeiro Homenageia Giselle Farinhas por Contribuições ao Direito e à Sociedade

A advogada Giselle Silva Farinhas foi homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em cerimônia solene que reconheceu sua destacada atuação no campo do Direito Empresarial, Imobiliário, Governança Corporativa e Compliance. A iniciativa da homenagem, proposta pelo vereador João Mendes de Jesus, destacou sua relevante trajetória profissional e acadêmica, além do impacto positivo de sua atuação no fortalecimento da ética e integridade no meio jurídico.

Reconhecida nacional e internacionalmente, Giselle Farinhas é autora de obras de grande relevância jurídica, como “A Constituição e o Regime Diferenciado de Contratação – Contratos Públicos”, amplamente citada em publicações acadêmicas, e “Lawfare e a Espetacularização da Justiça”, que analisa criticamente o uso do sistema judiciário como ferramenta política e midiática. Além disso, contribuiu para o livro “A Consolidação Legal das Relações Brasil-China” com o capítulo “A Segurança Jurídica nos Contratos Sinobrasileiros como Pilar Fundamental”, consolidando sua posição como referência em Direito Comparado.

Na advocacia, Giselle lidera o escritório GFA Advogados, sediado na Barra da Tijuca, que se destaca por uma atuação integrada nos segmentos jurídico-empresarial, imobiliário, condominial, tributário e internacional. Seu trabalho é reconhecido pela busca de soluções personalizadas e pelo compromisso com a segurança jurídica e a ética na defesa dos interesses de seus clientes.

Além de sua atuação jurídica, Giselle Farinhas é palestrante e consultora, promovendo debates sobre governança corporativa, compliance e o papel transformador do Direito na sociedade. Ela também integra a lista sêxtupla do Comitê Brasileiro da Associação Lusófona de Arbitragem e Mediação (ALAM), sendo uma voz influente em questões envolvendo o Direito Comparado nos países lusófonos.

Durante a cerimônia, o vereador João Mendes de Jesus destacou: “Giselle Farinhas representa o que há de melhor na advocacia contemporânea: competência, ética e um compromisso inabalável com a Justiça. Sua trajetória é inspiradora para todos que acreditam na construção de uma sociedade mais íntegra e democrática.”

Em seu discurso, Giselle emocionou ao poetizar a realidade do Judiciário e destacar as incongruências do sistema de justiça. Com eloquência, afirmou que será sempre um símbolo da defesa da lei, da ética e do combate à corrupção. Enfatizou a necessidade de proteção aos advogados frente aos desafios da profissão e encerrou com a impactante frase de Pedro Ernesto: “Uma sociedade é feita de pessoas que sonham e realizam para o bem de todos, e não existiria outra razão para a nossa existência senão o bem de todos!”

Marcelo Marques, Procurador do Município do Rio de Janeiro, enfatizou o quanto o trabalho da advogada é relevante para a Casa da Advocacia diante da sua capacidade de reunir autoridades de alto gabarito da sociedade carioca. 

O juiz Mário Olinto elogiou a advogada quanto a importante ponderação quanto a necessidade de fortalecimento do diálogo entre o judiciário e advogados. “Evento muito importante !, disse o juiz”

A solenidade contou com a presença de advogados, magistrados, autoridades públicas e representantes da sociedade civil, reafirmando o papel de Giselle Farinhas como uma das vozes mais relevantes do Direito no Brasil. A Construtora Calçada S.A foi uma das homenageadas no evento e ressaltou o orgulho de termos uma advocacia fortalecida na região para tratar dos assuntos do segmento imobiliário que são muitos. A homenagem consagra a trajetória  da advogada marcada pela inovação, compromisso ético e contribuição significativa para o desenvolvimento do Direito e da sociedade.

Na foto: Giselle Farinhas ladeada pelo juiz Mário Olinto - Diretor do Fórum da Barra da Tijuca, o juiz Milton Delgado (AMAERJ), Marcus Soares (Presidente da OAB Barra), Renata Mansur (Vice- Presidente da OAB Barra), David Antunes (Coordenador de Assuntos Institucionais da ALERJ) e Marcelo Marques (Procurador do Município do Rio de Janeiro).

 

 

Por Ultima Hora em 09/12/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

STF caminha para alterar regra do cálculo das sobras das cadeiras no Congresso
15 de Abril de 2023

STF caminha para alterar regra do cálculo das sobras das cadeiras no Congresso

Força-Tarefa do Governo do Estado prende proprietário de ferro-velho por posse de veículos furtados
05 de Março de 2024

Força-Tarefa do Governo do Estado prende proprietário de ferro-velho por posse de veículos furtados

ANB inaugura comissão voltada para apoio a advogados, a ANB Justiça
08 de Junho de 2024

ANB inaugura comissão voltada para apoio a advogados, a ANB Justiça

Ministro da Justiça se reúne com forças federais no Rio
16 de Outubro de 2023

Ministro da Justiça se reúne com forças federais no Rio

Aguarde..