Campanha 'Carnaval com direitos e sem discriminação' já está nas ruas e visa impactar cerca de um milhão de pessoas

Ação do Governo do Estado, em parceria com a Uerj e a ONG Arco-Íris, passará por mais de 22 cidades fluminenses

Campanha 'Carnaval com direitos e sem discriminação' já está nas ruas e visa impactar cerca de um milhão de pessoas

Em um super evento de lançamento na Central do Brasil/Centro, em parceria com a SuperVia, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ organizaram um verdadeiro show para quem passava pela estação nesta quinta-feira (27).

A campanha educativa une esforços para demonstrar o compromisso com uma celebração mais inclusiva, respeitosa e diversa. O foco é promover a garantia de direitos para a população LGBTI+, pessoas negras, mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
Além disso, o evento chama a atenção para a luta pela liberdade religiosa e a igualdade racial.

Cerca de 300 mil materiais informativos serão distribuídos em todos os dias de Carnaval por 22 municípios fluminenses. Cartazes, camisas, ecobags, ventarolas, flyers e preguinhas fazem parte das distribuições.

Ernane Alexandre, superintende de Políticas Públicas LGBTI+, ressaltou a importância de uma campanha desta magnitude: “É com muito carinho, e responsabilidade, que a gente lança essa campanha que vai se estender por mais de 20 municípios do Estado do Rio de Janeiro, levando a mensagem da importância de se garantir dignidade, diversidade e pluralidade, sem abrir mão da alegria e da festa que são marcas desta época do ano.”

O lançamento da campanha, na Central do Brasil, contou com diversas atrações culturais, como DJs, apresentações de Drag Queens e das baterias Fina Batucada e Batukada Arco-Íris. Além de apresentar sucessos de carnaval na voz da cantora Nana Kozak. Uma ação com muito samba no pé, cantoria, diversidade e pluralidade. Para amenizar o clima quente, foram distribuídas garrafas de água e sanduíches.

Cláudio Nascimento, presidente do Arco-Íris, celebrou a grandiosidade do evento: “Essa campanha Carnaval Com Direitos e Sem Discriminação é um marco no Rio de Janeiro, porque reúne diversos segmentos que historicamente são discriminados e que nunca são abordados conjuntamente. É sempre cada um no seu lado. E dessa vez a gente conseguiu fazer uma campanha que reunisse todas essas pessoas numa só campanha. Mulheres, negros, pessoas LGBTl+, pessoas com deficiência, pessoas que cultuam algum credo... todas juntas dizendo não à discriminação e querendo um carnaval que seja inclusivo e que respeite todas as possibilidades de existência das pessoas.”

*Atividades continuarão durante os dias de folia*

E não para por aí! A campanha conta com a atuação de 150 agentes na capital e 100 no interior. Na cidade do Rio de Janeiro, as atividades estarão concentradas nos grandes blocos e outros espaços carnavalescos.

No Centro da capital, haverá quatro pontos fixos com barracas sinalizadas sobre a Campanha, e ações nos blocos. Os locais contemplados serão Praça XV, Correios, Balança Mas Não Cai e Lapa. Promotores estarão pelos blocos na região Central na manhã dos dias 01/03 a 04/03, das 8h às 14h.
Já nos blocos da tarde, de 28/02 a 03/03, das 15h às 21h.
As equipes fixas estarão no Desfile das Escolas e na Lapa, das 19h às 21h, de sexta a terça, e na Praça XV, de sábado a terça, das 9h às 18h.

Já na Zona Sul, duas equipes estarão fixas nos Postos 2 e 9 em Copacabana, das 9h às 18h, dos dias 01/03 a 04/03. Já nos blocos pela região, a campanha estará presente nos mesmos dias das 8h às 14h, e, de 28 a 04, das 15h às 21h.

Finalizando a programação na capital, na Zona Norte, os desfiles das escolas de samba na Intendente Magalhães, em Madureira, contarão com a presença da campanha nos três dias de Carnaval, das 17h às 23h.

Vídeos: https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1_m79K1swbQ7fpxYiIW9t52F0QeX9b_lB?usp=drive_link&pli=1
Créditos vídeos: Reinaldo Rocha

Por Ultima Hora em 01/03/2025
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

‘Se não pode vencê-los, junte-se a eles‘ Anderson Moraes, recebe a diretoria da Uerj e se compromete a ajudar a universidade
08 de Junho de 2024

‘Se não pode vencê-los, junte-se a eles‘ Anderson Moraes, recebe a diretoria da Uerj e se compromete a ajudar a universidade

Diretor Felipe Alves vai surpreender o telespectador no mês de abril
01 de Fevereiro de 2023

Diretor Felipe Alves vai surpreender o telespectador no mês de abril

Neste sábado(24), tem o Pagode do Sombrinha no Casarão do Firmino na Lapa.
20 de Fevereiro de 2024

Neste sábado(24), tem o Pagode do Sombrinha no Casarão do Firmino na Lapa.

Lançamento do Livro 'Mente Exponencial', de Rogério Calazans, no Congresso Internacional da ADHONEP
20 de Julho de 2024

Lançamento do Livro 'Mente Exponencial', de Rogério Calazans, no Congresso Internacional da ADHONEP

Aguarde..