Campanha de doação acontecerá na terça-feira (08/08) e a expectativa é de que seja possível coletar sangue para beneficiar 560 pessoas.

Campanha de doação acontecerá na terça-feira (08/08) e a expectativa é de que seja possível coletar sangue para beneficiar 560 pessoas.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai promover, em parceria com o Hemorio, um dia de doação de sangue. No próximo dia 08/08, das 10h às 15h, a sede do Parlamento será ponto de coleta do material, que é utilizado para dar suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio. A expectativa dessa campanha de solidariedade é coletar material suficiente para ajudar cerca de 560 pessoas, isso porque cada bolsa de sangue tem capacidade para 450 ml, quantidade que pode salvar até quatro vidas.

A estrutura será montada na galeria do plenário da Assembleia, que fica no térreo do prédio localizado na Rua da Ajuda, nº 5, no Centro do Rio. A ação mobilizará tanto os servidores da Casa quanto a população em geral que desejarem participar da campanha. O Hemorio disponibilizará seis cadeiras de doação e o Departamento Médico da Alerj, que é o organizador da iniciativa, oferecerá suporte aos doadores.

O diretor do departamento, Samy Chitayat, destacou que a doação é fundamental para garantir a sobrevivência de pacientes que tratam câncer, passaram por trauma, sofrem de anemia aguda ou crônica ou que precisam passar por cirurgias de grande porte. O médico também afirmou que a Alerj está comprometida em ajudar essa causa. “Doar e incentivar a doação de sangue é uma das melhores formas de exemplificar o cuidado, a empatia e a responsabilidade que devemos ter com o outro. Não é preciso ser médico para salvar vidas!”, disse Samy.

Para que todas as pessoas que precisam de sangue recebam o material, é necessário ter de 1,5% a 3% como doadores regulares, segundo os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil, no entanto, fica muito próximo da margem mínima de coleta: apenas 1,8% da população brasileira contribui regularmente. "É muito importante garantir que os estoques estejam abastecidos para dar suporte àqueles que precisam e permitir que as emergências atuem de forma tranquila. Não deixe de participar da ação e fazer a sua parte", ressaltou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Quem pode doar?

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg, e também é necessário portar um documento de identidade oficial com foto. Em caso de menores de idade, os jovens de 16 a 17 anos deverão apresentar autorização e identidade dos pais ou responsáveis legais – o documento pode ser baixado no site do Hemorio. Mulheres grávidas, lactantes, pessoas que tenham tido ou sido expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas não podem doar.

Voluntários que fizeram tatuagens e piercings só podem participar da doação depois de seis meses dos procedimentos. Para realizar o procedimento, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Homens podem doar até quatro vezes por ano, enquanto mulheres apenas três. É importante destacar também que a doação não oferece risco de contaminação, já que o material usado é descartável.

Leis da Alerj incentivam a doação

A Assembleia já vem fomentando a doação de sangue por meio de leis aprovadas na Casa. Uma delas é a Lei nº 4.002/02, que garante a doadores prioridade no atendimento nas repartições públicas estaduais. A medida determina que os voluntários receberão do Hemorio uma carteira de doador para apresentarem em situações onde eles necessitem fazer uso desse benefício. Já a Lei nº 7.878/18 oferece preferência aos doadores regulares na imunização contra o vírus influenza.

 

SERVIÇO:

Doação de sangue na sede da Alerj

Data: 08/08

Horário: das 10h às 15h

Local: Rua da Ajuda, nº 5 – Centro/RJ (na galeria do plenário da Alerj).

Por Ultima Hora em 01/08/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Bora Bora? Tradicional restaurante reúne engenheiros para discutir a política em Maricá!
21 de Agosto de 2023

Bora Bora? Tradicional restaurante reúne engenheiros para discutir a política em Maricá!

DEPUTADO CELEBRA ADIAMENTO DA ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA
08 de Abril de 2022

DEPUTADO CELEBRA ADIAMENTO DA ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA

Icaraí recebe corredor de árvores de pau brasil
07 de Março de 2024

Icaraí recebe corredor de árvores de pau brasil

Ufa, enfim um novo marco fiscal!
22 de Agosto de 2023

Ufa, enfim um novo marco fiscal!

Aguarde..