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O início do ano letivo de 2025 na rede municipal de educação do Rio de Janeiro está marcado por confusão e protestos. Professores relatam um cenário caótico nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) devido à reorganização de horários e locais de trabalho, consequência do aumento da carga horária aprovado no fim de 2024.
Principais pontos:
Aumento da carga horária: A aprovação do PL 186 no fim de 2024 resultou em um aumento das horas em sala de aula para os professores.
Professores "sobrando": Muitos profissionais ficaram sem turmas em suas escolas de origem, sendo obrigados a buscar realocação.
Denúncias de irregularidades:
Relato de professora: Uma educadora com 40 anos de experiência afirmou nunca ter visto "tanta irregularidade e desorganização" no processo.
Posicionamento do sindicato: O Sepe-RJ considera a situação como "mais um ataque do prefeito à educação pública municipal" e exige melhorias nas condições de trabalho.
Resposta da Secretaria Municipal de Educação: A SME afirma que o procedimento de alocação segue o padrão regular, visando garantir o atendimento aos alunos.
Impactos e demandas:
A situação expõe as tensões entre a administração municipal e os profissionais da educação, levantando preocupações sobre a qualidade do ensino e as condições de trabalho dos educadores no município do Rio de Janeiro.
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