Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá - um dos mais relevantes da cena cultural carioca -, está fazendo 40 anos neste mês de outubro e não faltam motivos para comemorar. A peça "Caranguejo Overdrive", que marcou história naquele palco, dá início à celebração, voltando a cartaz nesta quinta-feira (12/10). Com texto de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes, o espetáculo da Aquela Cia de Teatro recebeu os principais prêmios do teatro nacional, como Shell, Cesgranrio e APTR. Trata da revolta contra a brutalização renitente da, simbolizada pela desumanização dos que viviam até então na zona do mangue.
Um antigo galpão só se transformou em espaço de arte no ano de 1983, mas passou por uma reforma e foi reinaugurado em outubro de 1986. O Sérgio Porto é um espaço de vanguarda da produção artística carioca, que potencializa e acolhe experimentações poéticas e estéticas no campo da música, teatro, dança e artes plásticas.
Na galeria de exposições da entrada, já expuseram nomes como Tunga, Lygia Pape e Cildo Meireles. O teatro tem capacidade para até 130 pessoas e arquibancadas móveis - o que permite diferentes configurações do espaço cênico. No segundo andar, uma sala com paredes pretas e piso de linóleo - espaço multiuso que acolhe oficinas de dança, ensaios e monólogos. Um espaço público frequentado por aproximadamente 25 mil pessoas por ano.
Em quatro décadas, aquele palco vem recebendo produções e artistas de extrema relevância, como Michel Melamed, Amir Haddad, Christiane Jatahy, Hamilton Vaz Pereira, Lia Rodrigues, Inez Viana, Marco Sacramento e Sirlea Aleixo. Além de companhias e ou grupos como Nós do Morro, Amok, Cia Dos à Deux e Os Ciclomáticos. Por 33 anos, é reduto do icônico CEP 20.000, liderado pelo poeta Ricardo Chacal. Ainda se apresenta como uma espécie de laboratório da dança contemporânea, contemplando uma efervescência de mostras, seminários e festivais. Destaque para o Festival Panorama, FIL , FESTLIP e TEMPO.
O imóvel, que já foi um galpão de merendas nos anos 1980, integra a rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.
Serviço:
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: Rua Visconde de Silva s/nº, Humaitá.
“Caranguejo Overdrive”, de Aquela Cia.
Texto de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes. Com Carolina Virguez, Alex Nader, Eduardo Speroni, Matheus Macena,Fellipe Marques e os músicos Felipe Storino, Maurício Chiari e Pedro Leal.
De: 12/10 a 05/11. Qui a sáb, às 20h, e dom, às 19h. R$ 70. 70 minutos. 18 anos.
Ingressos no site:
https://riocultura.eleventickets.com/#!/evento/01844a8c4b9ba991a4cc8d98051b5758cf8dcb6e
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!