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Os quatro dias do feriado de Carnaval já se foram. Quanto dinheiro está envolvido na celebração? Quantas pessoas são necessárias para fazê-la acontecer? Há muitos custos e investimentos por trás do resultado de desfiles deslumbrantes, fantasias que impressionam e blocos ou trios elétricos com milhares de foliões pelas ruas.
O retorno financeiro é ainda maior para o setor de turismo e serviços – afinal, o Carnaval é a maior festa e um dos feriados mais longos do ano. O Brasil parou para curtir nos quatro dias de festejos.
Os números dos eventos
R$ 4,5 bilhões é quanto a RioTur estima que o Carnaval 2023 movimentou na cidade do Rio de Janeiro em 2023, alta de 12,5% em relação a 2020. Disso, R$ 1,2 bilhão vem do carnaval de rua. R$ 8,18 bilhões foi a estimativa de receita do Carnaval no Brasil todo, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), um número 26,9% maior que o do ano passado. R$ 62 milhões foi o que a cidade de São Paulo investiu no seu Carnaval deste ano, informou a prefeitura. A Ambev, vencedora do edital pelo patrocínio oficial do carnaval de rua paulistano, desembolsou R$ 25,6 milhões na festa.
R$ 39 milhões é quanto a Brahma gastou com o patrocínio do Carnaval carioca. R$ 95 milhões é quanto o Camarote Salvador, um dos principais da cidade, gera para a economia local. Ele recebe 15 mil turistas e gera cerca de 4.500 mil empregos diretos e indiretos.
Um terço da movimentação econômica no país inteiro durante os quatro dias do feriado vem da cidade do Rio de Janeiro, segundo a prefeitura. R$ 1,5 bilhão foi movimentado na economia mineira na edição deste ano da festa, anunciou o governo do estado. Os indicadores de turistas superaram as expectativas, com registro de 11,2 milhões de foliões em Minas Gerais – 5 milhões só na capital, Belo Horizonte.
Mais de mil trios elétricos aconteceram só em Salvador durante o feriado. Para efeito de comparação, cerca de 1.400 blocos de rua foram registrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte juntas. 45 milhões de pessoas foi o tamanho do público estimado pelo Ministério do Turismo nos principais destinos carnavalescos durante o feriado. Só em São Paulo, foram de cerca de 15 milhões. 2,5 milhões de foliões foi o público contabilizado no Galo da Madrugada, em Recife, autointitulado o maior bloco de Carnaval do mundo. Eles percorreram 6,5 quilômetros e a folia durou cerca de 9 horas e meia.
A pop star Gisele Bündchen ficou no topo dos acontecimentos
R$ 15.700 foi o valor mais alto, por pessoa, para curtir todos os dias de festa em um dos camarotes mais caros da Sapucaí. Até R$ 10 mil é o custo que os foliões pagam para desfilar nas escolas de samba cariocas mais renomadas, sem contar gastos adicionais com a fantasia. US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) foi o valor pago à supermodelo Gisele Bündchen para marcar presença em um dos camarotes da Sapucaí.
R$ 258 mil foi um dos maiores valores revelados das fantasias das musas das escolas de samba – nesse caso, Thalita Zampirolli, rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel, do Rio de Janeiro. A roupa tinha mais de 800 mil cristais trazidos dos EUA e peças banhadas em ouro 18k.
60 quilos é quanto pode pesar uma fantasia das escolas de samba. 45 mil pessoas trabalham oficialmente no evento de Carnaval carioca. Só um dia de desfile na Sapucaí movimenta cerca de 20 mil pessoas. 24,6 mil foi o número de vagas de emprego criadas temporariamente para o Carnaval 2023
Da Editoria Última Hora / forbes.com.br/Imagens: Internet
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