Carrefour na mira do MP por exigências irregulares de dados para contratação de serviço

MPRJ ajuíza ação contra hipermercado por exigências irregulares de dados para contratação de serviço

Carrefour na mira do MP por exigências irregulares de dados para contratação de serviço

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor, ajuizou ação civil pública contra o Carrefour em razão de graves infrações a direitos dos consumidores envolvendo a contratação do Cartão Carrefour. O MPRJ requer, entre outras medidas, que sejam anuladas as cláusulas que impõem ao consumidor a autorização para compartilhamento de dados, salvo daqueles necessários e indispensáveis. Também pede a condenação dos réus a repararem os danos materiais e morais causados pelas práticas, no valor mínimo de R$ 5 milhões.

Durante as investigações, a promotoria apurou, entre outras irregularidades, que é exigido o cadastro de dados pessoais completos e e concordância com termos e regulamentos antes mesmo que qualquer informação sobre o cartão seja fornecida ao cliente. Outro ponto importante é que a contratação do serviço é condicionada à autorização para compartilhamento de dados do cliente com parceiros comerciais do supermercado. Além disso, o MPRJ apurou que a empresa não dá efetivo conhecimento do contrato e dos demais documentos com os quais o consumidor manifesta concordância ao preencher a proposta de contratação do cartão de crédito.

A ação ressalta que o cadastro e imposição do compartilhamento de dados pessoais para que o interessado tenha acesso a informações completas do cartão "ofende claramente o direito de informação e de ofertas completas previstos no Código de Defesa do Consumidor" e na Lei Geral de Proteção de Dados. Aponta, ainda, que o compartilhamento desses dados não é minimamente necessário ou pertinente à prestação dos serviços contratados.

"Sabendo-se o valor comercial dos dados na atualidade, pode-se supor que parcela considerável dos lucros do réu advenha não dos serviços financeiros de seus cartões, mas sim do comércio e utilização de dados de seus consumidores", diz trecho da ação.

Diante dos fatos, o MPRJ requer que o Carrefour sempre dê ciência completa das condições do Cartão Carrefour, dê conhecimento prévio do contrato e dos demais documentos com os quais o consumidor manifesta concordância ao preencher a proposta de contratação, deixe de impor ao consumidor a autorização para compartilhamento de dados, salvo daqueles indispensáveis, entre outras medidas.

Veja aqui a integra da ação civil pública

Por MPRJ

 

Por Ultima Hora em 19/10/2024
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