Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Elmar Nascimento, 2º vice-presidente da Câmara, proferiu xingamentos contra repórter que o questionava sobre aluguel de imóvel de luxo
O deputado federal Elmar Nascimento, do União Brasil da Bahia, está no centro de uma polêmica que pode levá-lo ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O parlamentar, que ocupa o cargo de 2º vice-presidente da Casa, agrediu verbalmente uma jornalista que o questionava sobre o aluguel de uma casa de luxo em Trancoso, na Bahia.
A repórter Natália Portinari, do portal UOL, foi alvo de xingamentos e palavrões ao tentar obter informações sobre o valor do aluguel de um imóvel pertencente a um empresário investigado por corrupção. O deputado se recusou a responder e partiu para ofensas de cunho sexista.
"O comportamento do deputado Elmar Nascimento é incompatível com o decoro parlamentar exigido de um representante eleito pelo povo", afirma o cientista político Carlos Melo, em entrevista ao Jornal Nacional.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal emitiram notas de repúdio ao ocorrido, classificando a atitude do deputado como "oposta à democracia e à liberdade de expressão".
O caso ganha contornos ainda mais graves devido às investigações em curso pela Operação Overclean, da Polícia Federal, que apura possíveis irregularidades em emendas parlamentares envolvendo o deputado.
"É fundamental que os parlamentares prestem contas à sociedade e respeitem o trabalho da imprensa", ressalta a advogada constitucionalista Maria Cláudia Bucchianeri.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deverá analisar o caso nos próximos dias, podendo resultar em punições que vão desde a advertência até a cassação do mandato.
#ElmarNascimento #LiberdadeDeImprensa #ÉticaNaPolítica #RespeiteOsJornalistas #DecoroParlamentar #CâmaraDosPeputados #DireitoÀInformação #TransparênciaPública #JornalismoInvestigativo #DemocraciaEmRisco
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!