Cássio Coelho destaca impacto econômico do setor energético nos 92 municípios fluminenses durante seminário na Barra da Tijuca

Rio produz 89% do petróleo brasileiro e recebe R$ 24 bilhões em royalties, revela secretário

O Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca, foi palco nesta quinta-feira do seminário "A FORÇA DO PETRÓLEO DO RIO DE JANEIRO: UM GIGANTE ENERGÉTICO", evento que reuniu autoridades, parlamentares e especialistas para discutir o papel central do estado na produção energética nacional. Em entrevista exclusiva ao Jornal da República, o secretário de Estado de Energias e Economia do Mar, Cássio Coelho, revelou números que impressionam: o Rio de Janeiro é responsável por 89% da produção de petróleo e 76% da produção de gás natural do Brasil.

"O estado precisava de um evento como esse, dedicado ao petróleo e gás. O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo e gás do Brasil", afirmou Cássio Coelho, destacando a relevância de reunir especialistas, autoridades e parlamentares para debater um setor que é pilar da economia fluminense. Segundo o secretário, o impacto financeiro dessa atividade é monumental: "O Rio de Janeiro tem uma receita que vem dos royalties muito forte. Em 2024, recebeu 24 bilhões de reais só em royalties e participações especiais."

A capilaridade desses recursos pelo território fluminense foi ressaltada por Cássio Coelho como um dos grandes benefícios do setor para a população. "Dos 92 municípios, todos recebem royalties e participações especiais." Só os seis municípios que mais recebem royalties receberam mais de 6 bilhões de reais", explicou o secretário, enfatizando que esses recursos são aplicados prioritariamente em educação, saúde e infraestrutura, setores fundamentais para o desenvolvimento social. Essa distribuição de riqueza proveniente do petróleo representa uma fonte vital de financiamento para políticas públicas em todo o estado.

Durante a entrevista, o secretário também abordou um tema que gerou debates no evento: a distribuição dos royalties entre os entes federativos. "Foi levantada uma discussão também sobre a questão da União, do governo federal, que fica com a maior parte. Alguns parlamentares levantaram que tem que ter um equilíbrio maior, isso tem que ser discutido, já que essa exploração é toda feita praticamente no Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, na Bacia de Santos, em especial no pré-sal", pontuou Cássio Coelho, sinalizando que há um movimento para rever os percentuais de distribuição dos recursos.

Além da atual produção, Cássio Coelho destacou o potencial do estado para contribuir com o desenvolvimento do setor em outras regiões do país, graças ao conhecimento acumulado em cinco décadas. "O Rio de Janeiro também tem 50 anos de experiência e tecnologia desenvolvida aqui, que poderá servir inclusive para a Margem Equatorial, se vier a ser explorada naquela região, beneficiando outros estados", concluiu o secretário, demonstrando que o protagonismo fluminense no setor não se resume apenas à produção, mas se estende ao domínio tecnológico e à capacidade de inovação que podem impulsionar a indústria em escala nacional.

Por Robson Talber @robsontalber repórter  Oscar Muller  @oscarmulleroficial

 

Por Ultima Hora em 11/04/2025
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

A Ceo da Travel Friends RJ, vem se destacando no mercado que sempre permanece aquecido principalmente na cidade maravilhosa.
26 de Novembro de 2024

A Ceo da Travel Friends RJ, vem se destacando no mercado que sempre permanece aquecido principalmente na cidade maravilhosa.

Feijoada de Carnaval promete animar foliões no Rio de Janeiro
07 de Fevereiro de 2025

Feijoada de Carnaval promete animar foliões no Rio de Janeiro

Diego e Juarez na Feira de Cachaças valorizando tradição e aponta expansão no Quintal dos Botecos
10 de Maio de 2025

Diego e Juarez na Feira de Cachaças valorizando tradição e aponta expansão no Quintal dos Botecos

'Ainda Estou Aqui' Busto de Rubens Paiva na Câmara recebe milhares visitantes que tiram selfies e levam flores ao local
02 de Março de 2025

'Ainda Estou Aqui' Busto de Rubens Paiva na Câmara recebe milhares visitantes que tiram selfies e levam flores ao local

Aguarde..