Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Concessionária CCR Barcas, que opera o serviço de transporte aquaviário nas baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande, e o Sesc realizam uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira. A atividade ocorrerá na estação Arariboia, no Centro de Niterói, até a próxima sexta (25/03). Nesses dias, quem passar pelo terminal poderá conferir a exposição com maquetes sobre o uso racional da água e a captação de chuva. Haverá, ainda, monitoria diária do Sesc, das 8h às 16h, sobre as questões essenciais que envolvem o uso consciente de recursos hídricos.
Brasil tem um oceano de água subterrânea
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando promover debates sobre assuntos relacionados a esse importante recurso natural. Esse ano, o tema escolhido para comemorar a data foi “Água subterrânea: tornar visível o invisível”. O objetivo dessa pauta é promover o entendimento, o uso inteligente e a proteção da água subterrânea, a fim de assegurar o acesso à água potável.
Para que se tenha uma ideia da importância do recurso para o País, a água subterrânea é o recurso natural mais extraído do subsolo brasileiro. Segundo o estudo “As águas subterrâneas e sua importância ambiental e socioeconômica para o Brasil”, assinado pelo Instituto de Geociências da USP, Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da USP e Instituto Trata Brasil, o total de água bombeada do subsolo para os mais variados fins pelos mais de 2,5 milhões de poços tubulares instalados no País supera os 17.580 Mm3/ano (557 m3/s)2, ou seja, volume que seria suficiente para abastecer a cada ano a população atual brasileira ou 10 regiões metropolitanas do porte de São Paulo, o equivalente a 217 milhões de pessoas. (Do Diário do Porto)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!