Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Foto: Marcelo Guimarães Sec. Geral da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, Sec. de Cultura de N.Iguaçu Marcos Monteiro,Jornalista e colunista do Jornal Extra Alberto Aquino, Sub Sec. de Cultura do Estado Augusto Vargas e Paulo Carvalho.
A Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Fenig, celebra os 800 anos do primeiro presépio do Brasil com uma exposição no Complexo Cultural Mario Marques. A Casa de Cultura Ney Alberto apresenta uma variedade de presépios, destacando a raridade do primeiro presépio brasileiro do século 17, esculpido em barro policromado pelo renomado Mestre de Angra e pertencente ao acervo do historiador Marcus Monteiro.
A exposição, com a criativa cenografia de Dhomi Junior, inclui uma lapinha mineira do século 18, além de 55 presépios da coleção do padre Nelson Ricardo Cândido dos Santos. Com aproximadamente 70 peças, a mostra destaca não apenas a beleza histórica e artística, mas também o simbolismo presente em cada conjunto.
Localizada na Casa de Cultura Ney Alberto, a exposição estará em cartaz até 6 de janeiro, de segunda a sábado, das 10h às 17h. A tradição da montagem de presépios no Brasil, influenciada pela colonização portuguesa e pela presença franciscana desde o século 16, remonta ao primeiro presépio montado por São Francisco de Assis em Greccio, Itália, há 800 anos. O evento marcou a liturgia natalina e inspirou artistas de todo o mundo na criação de presépios com influência católica.
Fonte: Jornalista Alberto Aquino (Jornal Extra)
Por: Arinos Monge.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!