Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) suspendeu nessa terça-feira (6), o concurso para o Censo deste ano. O concurso oferecia ao todo, 204 mil vagas temporárias. O IBGE relatou que a razão da suspenção do concurso público foi pelos cortes no orçamento do concurso feitos pelo governo federal.
Inicialmente era previstos o equivalente a R$ 2 bilhões para que se realizasse a pesquisa, o Congresso, no entanto, aprovou apenas R4 72 milhões para a realização do estudo. O trecho ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o IBGE, com esse corte 96% no orçamento fica inviável pagar os salários do recensiadores e também realizar a pesquisa. Suzana Guerra, que era presidente do Instituto pediu demissão no final de março.
Leia também: Novas regras da CNH entram em vigor dia 12 de abril, leia no Tribuna da Imprensa:
Medicamentos no Brasil ficam mais caros a partir de hoje, entenda:
O concurso foi oferecido com pouco mais de 204 mil vagas com salário que variava em torno de R$ 2.100,00. O Senso demográfico é realizado de dez em dez anos desde 1940 pelo IBGE. O estudo que é considerado principal meio de mapeamento econômico e social do país ajuda ao governo e entidades a traças políticas públicas, como por exemplo, saúde, educação e transporte.
O IBGE avalia agora um novo planejamento para aplicação de provas a depender de um posicionamento do ministério da Economia sobre um novo orçamento para o Senso Demográfico.
Foto: Agência IBGE Notícias/Direitos Reservados.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!