Chapa encabeçada por Rita Cortez tem o apoio da presidente da OAB RJ, Ana Tereza Basilio

A Chapa 1 - Novos Rumos, encabeçada pela advogada Rita Cortez, que concorre nas eleições à presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), avalia a possibilidade de uma intervenção judicial no processo eleitoral.

Foto: Rita Cortez, Ana Tereza Basilio e Sylvia Drumond

Com o apoio da presidente e da vice-presidente da OAB RJ, Ana Tereza Basilio e Sylvia Drumond, e do presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OABRJ, Ricardo Menezes, a chapa acusa a atual gestão, sob a presidência de Sidney Sanches, de prejudicar o pleito com a determinação da suspensão do parcelamento dos associados inadimplentes que desejam pagar suas dívidas para estarem aptos à votação. Além do uso da máquina a favor do candidato da situação, Carlos Eduardo Machado, há a não liberação, até agora, da lista de todos os associados para a Chapa 1. “Historicamente, a lista sempre foi disponibilizada”, declara Rita Cortez.

Ana Tereza Basilio também denunciou a chapa apoiada pelo atual presidente na campanha do IAB. “A situação, em sua gestão, não foi ética e colocou o Instituto na campanha eleitoral, o que a OAB não fará. Ou seja, não irá interferir na eleição do Instituto”, disse. De acordo com Ana Tereza, “a intervenção do atual presidente Sidney Sanches nas eleições da OAB foi um precedente muito ruim”.

Já a vice-presidente da OAB RJ, Sylvia Drumond, declarou: “Rita Cortez é uma advogada aguerrida e tem o meu voto na eleição do IAB”. O mesmo apoio foi declarado pelo advogado Ricardo Menezes: “Meu voto na eleição do IAB é de Rita Cortez”.

Rita Cortez, única mulher condecorada com a medalha Raimundo Faoro, comenda que homenageia os advogados que se destacam pelos bons serviços à advocacia e à sociedade, é Conselheira Federal da OAB, presidente da Academia Carioca de Direito, da Comissão dos Direitos da Mulher do IAB, membro da Academia Brasileira de Direito e concorre à presidência do IAB na eleição que acontece dia 17 de março. Rita comandou o Instituto por dois mandatos consecutivos e teve a gestão muito aprovada.

Por Ultima Hora em 26/02/2025
Aguarde..