Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A quarta edição do Baixada Gastronômica, evento que acontece no Top Shop em Nova Iguaçu, tem reunido diversos talentos da culinária regional, incluindo representantes da nova geração de chefs. Entre eles está Ítalo Costa, jovem de apenas 23 anos que já carrega uma trajetória impressionante no mundo da gastronomia.
"Para quem não me conhece, sou o chef Ítalo. É um evento top, quarta edição do evento, está crescendo agora. Um trabalho perfeito que o chef Rodrigo está fazendo junto com o Rafael Moreira", destacou o jovem chef em entrevista exclusiva. "Primeira vez, tive a honra e o privilégio, fui convidado a dar uma aula show amanhã." O que esses caras fazem aqui é brincadeira, mostrar a potencialidade que tem a Baixada Fluminense, Nova Iguaçu. É sem palavras."
Vocação precoce para a gastronomia.
Apesar da pouca idade, Ítalo já tem uma formação sólida na área gastronômica. "Desde novo eu já tive um baque por escolher gastronomia, porque sou novo, tenho 23 anos, mas tive uma entrada precoce." Entrei na faculdade com 17 anos, me formei em gastronomia, estou me formando em cozinha contemporânea também", revela.
O chef também fez questão de desmistificar a profissão, alertando para os desafios da carreira. "Você falar que vai fazer gastronomia, todo mundo pensa que é o MasterChef, que é aquela realidade paralela ali de reality show e tal, mas também não é bem assim. É uma coisa bem impactante", explicou.
Primeiro concurso e novos desafios.
Durante a entrevista, Ítalo Costa compartilhou sua expectativa para o concurso "Abra Chefes", que acontecerá no Hotel Rio Othon Palace. "É meu primeiro concurso, como posso estar participando, presenciando coisas novas. Agradecer também o chef Rodrigo, que me chamou e fez outro convite para dar uma aula show lá no Othon Palace. Chef", conta.
A influência do chef Rodrigo Barros, um dos organizadores do Baixada Gastronômica, tem sido fundamental na trajetória do jovem cozinheiro. "Ele me incentivou, porque eu também fiquei com um pouco de receio de participar do concurso." Um professor desse do lado, não tem como dar errado", reconhece.
A ansiedade para o concurso se mistura com o otimismo. "A gente está ansioso, está projetando coisas boas, tem receita boa também." Então as expectativas são as melhores, com certeza será uma grande experiência", afirma.
Representatividade da nova geração.
A participação de Ítalo Costa no Baixada Gastronômica representa um importante momento para a renovação do cenário gastronômico da região. Jovens chefs como ele trazem novas perspectivas e técnicas, contribuindo para a evolução e o reconhecimento da gastronomia da Baixada Fluminense.
O festival, que chega à sua quarta edição, tem se firmado como uma vitrine para talentos locais e um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre diferentes gerações de profissionais da culinária.
Para quem deseja acompanhar o trabalho do chef Ítalo Costa, ele convida o público a segui-lo no Instagram através do perfil @chef.italocosta, onde compartilha suas criações e trajetória profissional.
A presença de jovens talentos como Ítalo no Baixada Gastronômica reforça o compromisso do evento com a formação e visibilidade de novos profissionais, incentivando o desenvolvimento do setor gastronômico na Baixada Fluminense.
Por Robson Talber @robsontalber
Repórter Débora Barbosa @chefdeborabarbosa assessoria de Alberto Aquino @albertoaquino10
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!