Cidade Integrada: Desenvolve Mulher abre inscrições em 3 de fevereiro no Jacarezinho e Muzema

Cidade Integrada: Desenvolve Mulher abre inscrições em 3 de fevereiro no Jacarezinho e Muzema

Começam no dia 3 de fevereiro as inscrições para o Desenvolve Mulher, um dos projetos que fazem parte do Cidade Integrada, programa do Governo do Estado que leva ações sociais, desenvolvimento econômico, infraestrutura e segurança para comunidades. Criada para mulheres com idades entre 16 e 30 anos e que são chefes de família, a iniciativa vai ofertar capacitação profissional com foco no empreendedorismo para permitir a geração de renda própria.

Os cursos oferecidos são os seguintes: artesanato e manualidades, estética, maquiagem, designer de sobrancelha e extensão de cílios, tranças e penteados afros, designer de unhas, organização de eventos, cuidadora de idosos e pequenos e grandes reparos.

Poderão participar as mães solos (com crianças até 10 anos) divorciadas e/ou que sustentam a família. As interessadas no programa precisam estar inscritas no Auxílio Brasil ou no CadÚnico. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e vai beneficiar mulheres das comunidades do Jacarezinho e da Muzema.

- Sabemos que a população feminina das comunidades tem muito potencial, mas, muitas vezes, não tem uma porta de entrada no mercado de trabalho. O Estado está ajudando estas mulheres com serviços sociais, diálogo e cidadania. Nosso objetivo é capacitar até mil mulheres em cada uma das comunidades onde o Cidade Integrada chegar – disse o governador Cláudio Castro.

As inscrições vão de 3 a 23 de fevereiro, das 14h às 17h. As interessadas devem procurar os postos de inscrição nas duas comunidades: Praça da Concórdia, s/nº – Jacarezinho; e no ambulatório São João Batista da Ordem de Malta, localizado na Estrada do Itanhangá, 270 – Muzema.

- As mulheres são o arrimo dessas famílias e muitas vezes passam grande dificuldade para conseguir sustentar o lar. Os cursos de capacitação têm o potencial de mostrar um caminho para que elas possam gerar a própria renda - afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal.

Auxílio mensal de R$ 300
Quem participar de ao menos 75% das atividades do Desenvolve Mulher estará habilitada para receber um auxílio mensal de R$ 300. A previsão é que as aulas comecem no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher.

Capacitação de tutores
Desde o último dia 17 de janeiro, os 18 tutores que vão atuar no Desenvolve Mulher estão passando por uma capacitação. Durante um mês, os profissionais da área de serviço social e educação têm aulas com equipes do Banco da Providência, responsável pela metodologia do projeto.

- Eu nasci para acolher. Eu acredito muito no projeto Desenvolve Mulher porque tem um potencial para mudar a vida destas mulheres. Será uma troca de experiências muito rica. Vai valer a pena, tanto para elas, quanto para nós, tutores – disse Vera Lúcia Miranda Domingos, de 57 anos.

Os tutores vão acompanhar as beneficiárias em todo o processo, desde a fase I – chamada de “Desenvolvimento Humano”, passando pela II, que são os cursos técnicos. A fase III será no formato de estágio, quando as mulheres vão poder colocar em prática todo o aprendizado. O Desenvolve Mulher ofertará a cada beneficiária um kit com os itens relativos aos respectivos cursos para os primeiros trabalhos.

Serviço do Desenvolve Mulher
Inscrições: de 3 a 23 de fevereiro de 2022
Horário: das 14h às 17h
Locais: 
Jacarezinho - Praça da Concórdia, s/nº
Muzema -  Estrada do Itanhangá, 270 – (ambulatório São João Batista da Ordem de Malta)

(Do site do governo do Estado)

Por Ultima Hora em 28/01/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Filha mais velha de Michelle Bolsonaro ganha cargo na gestão de Jorginho Mello, em SC
19 de Abril de 2023

Filha mais velha de Michelle Bolsonaro ganha cargo na gestão de Jorginho Mello, em SC

Política de Segurança Alimentar da Prefeitura de Niterói é referência na Região Metropolitana
31 de Agosto de 2022

Política de Segurança Alimentar da Prefeitura de Niterói é referência na Região Metropolitana

Ex-pastora faz sucesso no Onlyfans e fala sobre sexo
09 de Março de 2024

Ex-pastora faz sucesso no Onlyfans e fala sobre sexo

Moradora de Itaperuna com quase 120 anos reivindica título de pessoa mais velha do mundo
05 de Janeiro de 2025

Moradora de Itaperuna com quase 120 anos reivindica título de pessoa mais velha do mundo

Aguarde..