Cineclube Zezé Motta completa um ano

Sess

Cineclube Zezé Motta completa um ano

O Cineclube Zezé Motta completa um ano de existência nesta sexta-feira (1/9). E para comemorar a data, uma sessão especial do documentário "Em Quadro - A História de 4 Negros nas Telas" será realizada a partir das 17h30, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), Centro - RJ. O encontro contará com a presença do diretor da obra, Luiz Antônio Pilar, que vai participar de um bate-papo com o público presente.

O documentário retrata a vida e obra dos atores Ruth de Souza, Lea Garcia, Milton Gonçalves e da grande homenageada, Zezé Motta. A ação marca o encerramento de um ciclo, já que, durante a sessão de estreia, há um ano, foi exibido o curta "Carolina", estrelado pela própria Zezé.  

"As sessões do Cineclube buscam promover a democratização do acesso a produtos culturais brasileiros, contando com a presença dos idealizadores dos filmes, em um ambiente em que eles podem apresentar ao público todo o processo de produção, promovendo, assim, aprofundados diálogos sobre temas relevantes. Estamos sempre abertos a apoiar projetos audiovisuais nacionais, tanto na fase de produção, como na de exibição", explica a Superintendente de Audiovisual, Taíla Borges.  

Os encontros do Cineclube são mensais, na sede da Biblioteca Parque Estadual (BPE), e estão abertos para qualquer pessoa interessada em cinema participar. Mais informações através do e-mail sup.audiovisual@cultura.rj.gov.br. A Biblioteca Parque Estadual fica localizada na Avenida Presidente Vargas, n° 1261 - Centro.

Em Quadro - A História de 04 Negros nas Telas

O documentário retrata a vida e obra dos atores Ruth de Souza, Zezé Motta, Lea Garcia e Milton Gonçalves. Numa retrospectiva, eles relembram movimentos culturais como o Teatro Experimental do Negro, o Teatro de Arena, o cinema da Atlântida e da Vera Cruz, até chegarem a uma análise de como o mercado artístico vem reagindo ao protagonismo negro. Os cineastas Roberto Farias, Cacá Diegues, Antonio Carlos da Fontoura e Joel Zito Araújo relatam experiências divididas com os atores em obras como "O Assalto ao Trem Pagador", "Xica da Silva", "A Rainha Diaba" e "Filhas do Vento".

História - Cineclube Zezé Motta

O Cineclube foi batizado em nome da grande atriz brasileira, Zezé Motta, que abrilhantou a primeira sessão com a sua presença. A iniciativa objetivou homenageá-la, reconhecendo toda sua importância para o audiovisual e cultura brasileira nos seus mais de 50 anos de carreira, além de sua potência como uma das principais referências da cultura afro-brasileira.

Desde setembro de 2022, o Cineclube realizou 43 sessões, impactando mais de mil pessoas e garantindo acesso à cultura de forma mais democrática. Durante o período, projetos sociais, escolas públicas e pessoas em situação de rua na região foram atendidas, passando a conhecer não só o Cineclube, como também a própria Biblioteca Parque.

Por Ultima Hora em 01/09/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

O que é necessário para empreender em 2024?
05 de Janeiro de 2024

O que é necessário para empreender em 2024?

Conselho do Tarot para a semana do dia 13 a 18 de fevereiro
13 de Fevereiro de 2024

Conselho do Tarot para a semana do dia 13 a 18 de fevereiro

Culto da Virada entra no calendário estadual de datas comemorativas
25 de Abril de 2024

Culto da Virada entra no calendário estadual de datas comemorativas

Hotel Wyndham vira palco do evento 'Musa do Rio janeiro e e Musa Brasil 2023'
10 de Maio de 2023

Hotel Wyndham vira palco do evento 'Musa do Rio janeiro e e Musa Brasil 2023'

Aguarde..