Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Programa Escolas Criativas realiza programação gratuita de exibições cinematográficas para estudantes de ensino fundamental da rede pública em seis municípios fluminenses durante este mês de março. Além da capital, unidades de ensino nas cidades de Areal, Petrópolis, Duas Barras, Cantagalo e Niterói vão receber um kit de projeção para viabilizar as sessões. A iniciativa, que tem patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é uma realização da Quitanda Soluções Criativas.
O Escolas Criativas foi criado em 2017 com a proposta de entrecruzar cultura, educação e sustentabilidade a partir da interação entre processos culturais e educacionais por meio de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa. Paulo Feitosa, Mestre em Ciências da Cultura e CEO da Quitanda Soluções Criativas, destaca que a cultura e a escola formam um binômio potente para a criação de uma nova perspectiva cidadã nas sociedades contemporâneas. “Inclusive, foi por sua centralidade e transversalidade que a cultura passou a ser reconhecida como um quarto pilar do desenvolvimento sustentável, aliando-se às outras três diretrizes: ambiente, sociedade e economia”, pontua.
A Mostra de Cinema do Programa Escolas Criativas é composta por filmes curtos de animação feitos para o público infanto-juvenil. Essas produções audiovisuais foram selecionadas pela sua potencial contribuição educativa, além do entretenimento. Os filmes deste catálogo abordam temas complexos, abrindo debates que são relevantes para o nosso momento social, com foco na promoção dos Direitos Humanos, tudo apresentado com muita ludicidade e com a didática adequada. Profissionais da educação com interesse em utilizar o material do catálogo podem acessar gratuitamente esse conteúdo no site do projeto: www.escolascriativas.com
Quem assina a curadoria da Mostra de Cinema do Escolas Criativas é a produtora cultural Silmara Leandro. Temas como meio ambiente e sustentabilidade, uso responsável das novas tecnologias, combate ao racismo, ao machismo, além de inclusão e responsabilidade social são alguns dos debates levantados pela seleção de obras. Para Silmara, diante do desafio de educar integralmente, é necessário que a escola estimule atitude crítica em cada estudante, ajudando na identificação e no bom convívio entre as diferenças, colaborando com a construção de personalidades saudáveis, valorizando a diversidade de saberes e vivências, exercitando a construção coletiva, a empatia, os diálogos e as resoluções de conflitos.
Sobre a Quitanda Soluções Criativas
Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Ainda dá tempo de conferir! Segue abaixo a listagem de unidades e locais onde os filmes serão exibidos até o final deste mês.
Programação e escolas:
AREAL
20/03 - Alberto Torres
22/03 - Dr. Sebastião Celito Gouvêa Mello
23/03 - Elisabete Morelli Fagundes
24/03 - Antônia Marinho
27/03 - Horácio Veríssimo da Silva
31/03 - Santo Antônio dos Portões
DUAS BARRAS
20/03 - Alfredo Lutterbach Vidal
22/03 - Esmeraldino Britto
24/03 - Ex Combatente Amancio Pinto
27/03 - José Fernandes Soares
29/03 - Pedro José de Andrade
30/03 - Professora Liberalina Alves Ribeiro de Souza
31/03 - Vereador Alberto A. de Mattos
CANTAGALO
20/03 - Lameira de Andrade
21/03 - Dacyr José Ribeiro
22/03 - Joarez da Conceição Bon
23/03 - Antônio Raposo
24/03 - Elestar Caetano Mendes
27/03 - Coronel Manoel Marcelino de Paula
28/03 - Alcides Afonso Carvalhaes
29/03 - Maria Bellieni Dolival
30/03 - Prof. Lucia Helena Pinheiro do Couto
31/03 - Rita de Cassia Naegele Rodrigues
PETRÓPOLIS
20/03 - Escola Paroquial Carlos Demiá
24/03 - Antônio Leite Garcia
27/03 - Júlio Frederico Koeler
29/03 - Jorge Amado
31/03 - Rubens de Castro Bomtempo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!