Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
’Reuniões do G20 vão alavancar ainda mais a economia do estado, com a chegada de turistas e aumento das vagas de emprego’, afirmou o governador
Gerar renda, criar empregos e produzir receitas de exportação enquanto promove uma agenda ambiental. Essas foram as metas apresentadas pelo governador Cláudio Castro, na manhã desta sexta-feira (14/06), durante a abertura do Encontro de Comércio Exterior (ENCOMEX), organizado pela Câmara de Comércio e Indústria. O evento dedicado ao comércio exterior discutiu temas essenciais para o fortalecimento das relações comerciais internacionais do Brasil.
O Rio de Janeiro é o segundo principal player do comércio exterior nacional, com uma participação de 13% de tudo o que foi exportado e importado pelo Brasil. O destaque se reflete na economia do estado. Em 2023, a balança comercial do Rio registrou um superávit de US$ 20,9 bilhões, representando aumento de 4% comparado ao ano anterior.
Durante o encontro, no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC), Cláudio Castro destacou que as oportunidades proporcionadas pelo G20 - sediado no Rio de Janeiro, este ano - vão alavancar ainda mais a economia do estado, com a chegada de turistas e aumento das oportunidades de emprego.
- A escolha do Rio como sede do G20 coroa esse novo tempo de oportunidades. O nosso estado é cheio de potencial. Temos aqui o maior polo energético do Brasil e estamos liderando a transição energética. O Rio de Janeiro é um grande centro de trading do país. Vamos abraçar as oportunidades trazidas pelo encontro de líderes e transformar em benefícios para a população fluminense - declarou o governador.
Além do encontro do Grupo dos 20, temas como desenvolvimento de políticas estratégicas para impulsionar a eficiência nas relações comerciais, internacionalização da economia criativa do Rio de Janeiro e a importância da logística para a competitividade no mercado global também foram assuntos abordados no evento, que contou com a participação do presidente do Sistema Cisbra, Paulo Protasio, e da secretária estadual de Cultura, Danielle Barros.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!