Com apoio de Paes, Câmara do Rio aprova contas de Crivella, mesmo contra relatório do Tribunal de Contas

Com apoio de Paes, Câmara do Rio aprova contas de Crivella, mesmo contra relatório do Tribunal de Contas

Vereadores do Rio aprovaram nesta terça-feira (12) as contas dos dois últimos anos de gestão do ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que atualmente é deputado federal.

O relatório tinha sido rejeitado pelo Tribunal de Contas do Município, e um parecer negativo poderia tornar Crivella inelegível por oito anos.

A comissão de Finanças, presidida pela vereadora Rosa Fernandes, foi a primeira a se posicionar no plenário. O parecer do tribunal de contas apontava as seguintes irregularidades:

  • Violação da lei de responsabilidade fiscal;
  • Despesas não previstas no orçamento;
  • Descumprimento de normas previdenciárias;
  • Ultrapassagem do limite com despesas de pessoal, e outras.

As contas de 2019 foram aprovadas com 34 votos favoráveis, contra 12 negativos. Enquanto as de 2020 passaram com 36 votos a favor. Ele precisava justamente de dois terços a favor para não se tornar inelegível.

Crivella deixa viatura da Polícia Civil do Rio — Foto: TV Globo/Reprodução

Crivella deixa viatura da Polícia Civil do Rio — Foto: TV Globo/Reprodução

Foram votados dois projetos de decretos legislativos para julgar a administração de Crivella: um que rejeita as contas de 2019, e outro que condena a gestão de 2020 – o ex-prefeito foi preso naquele mesmo ano por suspeita de propina na prefeitura.

Acordo político com Paes

Segundo a apuração, o acordo político para evitar que Crivella perca seus direitos políticos teria sido costurado com apoio do atual prefeito, Eduardo Paes.

"O prefeito Eduardo Paes entende que essa casa não deve rejeitar as contas do ex-prefeito Marcelo Crivella porque é uma pena muito grave se dar a um gestor e, por essa razão, essa cidade nunca teve nada parecido. Deveria orientar, mas não necessariamente determinar que a base vote a favor das contas", destaca a vereadora Rosa Fernandes.

Além disso, Paes continuaria contando com o apoio dos políticos aliados a Crivella.

"O prefeito Eduardo Paes resolveu que ele precisa de mais força pra campanha dele, quer ganhar no primeiro turno e trouxe o Republicanos pro governo", afirma o vereador Paulo Pinheiro (Psol).

"O Republicanos está na base do governo do Eduardo Paes e a consequência disso é que, nas eleições de 2024, o Republicanos estará apoiando a candidatura de Eduardo Paes. Eu acho que isso é um sinal de relaxamento político na sociedade brasileira", concorda o parlamentar Edson Santos (PT).

Com informação O Globo

Por Ultima Hora em 12/12/2023
Publicidade
Aguarde..