Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Cariocas sofrem com calor nos ônibus do Rio
Internautas reclamam do calor dentro dos veículos nas redes sociais e cobram melhorias à Prefeitura da cidade
Por O Globo – Rio de Janeiro
Ônibus que circula na zona Norte da cidade é flagrado sem ar-condicionado e com janelas lacradas — Foto: Arquivo pessoal / Emanuelle Pires
Na manhã desta segunda-feira, o Alerta Rio já informou que a sensação térmica no Rio de Janeiro era de 52,7 graus. Para os cariocas que dependem do transporte público da cidade, a sensação pode ser ainda pior. Isso porque há linhas de ônibus circulando no município sem ar-condicionado, como a 298 (Acari x Castelo).
Para denunciar o descaso, a auxiliar de vendas Emanuelle Pires, que usa a linha para ir de São Cristóvão ao Cachambi, filmou o dia a dia no circular. A jovem conta que, apesar das janelas do ônibus lacradas para que ele circule somente com o ar condicionado ligado, os passageiros viajam sempre sem calor.
Na última semana, Emanuelle já contabilizou cinco viagens sem ar-condicionado nas linhas 298 e 296 (Irajá x Castelo), o equivalente a uma viagem na “sauna” para cada dia de trabalho.
— Hoje novamente peguei o ônibus sem ar e com as janelas lacradas. Algumas pessoas descem ou não sobem quando veem que estão sem ar, mas eu não tenho opção. Não tenho como escolher descer do ônibus, preciso trabalhar. Um veículo com defeito uma vez ou outra é normal, mas toda semana? — dividiu a moradora da zona Norte do Rio.
Além do desconforto, o calor também oferece riscos a pessoas mais vulneráveis, como idosos - que um auxiliar de vendas relata ter visto passando mal algumas vezes no coletivo por conta da falta de ventilação.
Em uma página de moradores de São Cristóvão, onde o registro de Emanuelle foi compartilhado, outros internautas dividiram já ter sofrido com a frota. "Esse ônibus é um verdadeiro inferno", comentou uma passageira.
Além do coletivo, outras linhas estão sendo denunciadas por falta de manutenção na refrigeração. Os veículos das frotas 665 (Pavuna x Saens Peña), 685 (Irajá x Méier), 312 (Olaria - Candelária), 634 (Bananal x Saens Peña) são alguns dos alvos de reclamações nas redes. No X (Twitter), além do calor, a falta de conservação também é alvo de denúncia dos usuários.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!