Comissão de Saúde da Alerj discute os desafios no diagnóstico e tratamento da endometriose

Comissão de Saúde da Alerj discute os desafios no diagnóstico e tratamento da endometriose

O sofrimento causado pela doença, a necessidade de  intervenção cirúrgica e a infertilidade foram os principais temas abordados durante a audiência pública realizada na Alerj, nesta quarta-feira (28/06), para discutir o diagnóstico e tratamento da endometriose, doença que afeta uma a cada dez brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Organizada pela Comissão de Saúde, a audiência reuniu diversas autoridades do setor e jogou luz sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados para garantir atendimento pleno às mulheres que procuram a rede pública, em especial, no interior do Estado.

"Já temos uma Lei Estadual que prevê o tratamento da doença na rede pública, mas é preciso um esforço maior para atender as mulheres que vivem longe dos centros de excelência. A endometriose é uma doença social e de saúde pública e demanda uma ação efetiva do Estado. Temos conversado com o Secretário de Saúde, Dr. Luizinho, que já identificou esta necessidade e está desenhando uma proposta de política para resolver a questão", ressaltou o deputado estadual Tande Vieira, presidente da Comissão de Saúde da Alerj e ex-secretário de Saúde de Resende.

Presente na audiência, o coordenador da área de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, Antônio Braga Neto, falou sobre a necessidade de se estabelecer um protocolo de cuidados para acolhimento das mulheres na atenção primária: "Se a mulher precisa de cirurgia, quais podem ser realizadas no seu município, quais são de maior complexidade e devem ser encaminhadas para a capital? Temos núcleos de excelência no Estado, temos médicos capacitados, mas precisamos estabelecer como as pacientes devem ser acolhidas para garantir que recebam o tratamento adequado", ressaltou.

Ricardo Lasmar, membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Cremerj, também falou sobre a importância desse acolhimento adequado da paciente: "Os ganhos obtidos a partir de uma anamnese e de um exame de imagem bem realizados são imensuráveis no tratamento da endometriose. Precisamos interferir na cultura médica para otimizar o atendimento", afirmou.

Já o Coordenador do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), Marco Aurélio Pinho de Oliveira, chamou a atenção para a necessidade de um tratamento multidisciplinar: "Criamos o ambulatório em 1997 porque sempre tivemos uma demanda muito grande para tratamento da doença. O atraso no diagnóstico é de 8 a 10 anos, o gasto com medicamentos é alto, e a taxa de infertilidade é, em média, de 40%. A doença não afeta somente o sistema reprodutor, por isso demanda um time multidisciplinar", ressaltou.

Participaram ainda da audiência o prefeito de Resende, Diogo Balieiro; o secretário de Saúde do município, Jayme Neto; a subcoordenadora de Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Alessandra Nascimento; os deputados Dr. Deodalto e Felipinho Ravis, além de diversas autoridades ligadas ao setor.

Leia ainda: 

PRÉVIAS 2024: Veja quem pode ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Da Editoria Última Hora Online / Agência Brasil / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 28/06/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Andrezinho Ceciliano quer Sala do Bem Estar para pessoas com autismo
18 de Março de 2024

Andrezinho Ceciliano quer Sala do Bem Estar para pessoas com autismo

 Inauguração do Posto de Estratégia de Saúde da Família Maria da Glória Costa, em Meriti
19 de Julho de 2023

 Inauguração do Posto de Estratégia de Saúde da Família Maria da Glória Costa, em Meriti

Covid-19: Rio garante toda população imunizada até novembro
16 de Julho de 2021

Covid-19: Rio garante toda população imunizada até novembro

Castramóvel do RJPET estará em São João de Meriti por duas semanas
12 de Setembro de 2023

Castramóvel do RJPET estará em São João de Meriti por duas semanas

Aguarde..