Comlurb prepara sua maratona para cuidar da cidade no dia da Maratona do Rio

Comlurb prepara sua maratona para cuidar da cidade no dia da Maratona do Rio

A Comlurb preparou um planejamento operacional integrado especial para a Meia Maratona do Rio, no próximo domingo (14/11), e a Maratona do Rio (15/11), na segunda-feira, feriado da Proclamação da República. Em cada um dos dias, 255 garis serão distribuídos em equipes, trabalhando antes, durante e depois dos eventos.

Durante as corridas, os garis estarão  ao longo de todo o percurso, incluindo os pontos de hidratação, realizando os serviços de varrição mecanizada e manual, e remoção e coleta dos resíduos descartados por corredores e espectadores, a maior parte copinhos plásticos de água.

Entre os equipamentos utilizados nos dois dias, estão: 20 sopradores, para auxiliar o gari durante a varrição; duas varredeiras; duas pipas d ‘água para lavagem das vias com água de reuso, na noite anterior e logo após os eventos; e cinco caminhões para remoção dos resíduos. Ao longo de todo o trajeto, serão disponibilizadas 36 caixas metálicas de 1200 litros e 180 contêineres de 240 litros. A Meia Maratona terá largada na Praia do Leblon e chegada no Aterro do Flamengo. Já a Maratona terá início e término no mesmo ponto, o Aterro do Flamengo, e vai percorrer toda a orla da Zona Sul, do Flamengo a São Conrado.

A Comlurb trabalhou ainda na pré-limpeza para as duas provas desde a segunda-feira, 8/11, preparando o circuito que será utilizado pelos corredores, com os seguintes serviços: varrição mecanizada e manual, capina, remoção de resíduos, roçada da capa vegetal, manutenção de canteiros e jardins, limpeza das caixas de ralo, remoção de pichações e de propaganda irregular, limpeza de placas de sinalização, manutenção e instalação de papeleiras, reparos em peças de mobiliário urbano, e limpeza de resíduos flutuantes na região do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, com catamarã.

A Companhia realizou ainda uma grande operação de manejo arbóreo no percurso da maratona, de 8/11 a 11/11, com 332 podas, sendo 149 mecanizadas e 183 para sanar conflito com placas de sinalização, além de uma remoção. Ao todo foram 74 garis, que contaram com apoio de 16 caminhões, sendo oito com cesto aéreo e oito para remoção de galhadas, além de quatro vans.

Por Ultima Hora em 13/11/2021
Publicidade
Aguarde..