Comunidade Urucânia, na Zona Oeste da capital, ganha polo do Programa Empoderadas, do Governo do Estado

Esta j

Comunidade Urucânia, na Zona Oeste da capital, ganha polo do Programa Empoderadas, do Governo do Estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Central Única das Favelas (CUFA), se uniram para levar mais um importante serviço de prevenção à violência contra as mulheres para comunidades. Nesta quarta-feira, o Programa Empoderadas chegou até a Urucânia, no bairro de Paciência, na Zona Oeste do Rio. Esse é o segundo polo fruto dessa parceria. O primeiro inaugurado foi o Muquiço, na mesma região.

A idealizadora do programa, Érica Paes, esteve na comunidade em maio deste ano, reunindo mais de 90 pessoas para apresentar o projeto, que agora será desenvolvido no local com aulas duas vezes por semana, a partir das 18h. 

“Mais do que pensar na violência que temos aqui na região, é preciso pensar na prevenção. Dividir o meu conhecimento com essas mulheres que estão aqui, pra mim é o melhor de tudo”, disse a professora Erika Araújo, que está no programa desde 2019.

Durante a inauguração, 30 inscrições já foram feitas, e a expectativa é que o número de interessadas seja bem maior.

Kátia Adriana Alves, de 52 anos, é moradora da região, e frequentava o polo de Pedra de Guaratiba. Agora será aluna da nova unidade. 

 “Eu estava no fundo do poço. O Empoderadas foi minha última tentativa. Eu fui acolhida de uma tal maneira que não quero largar nunca mais. Eu agradeço muito a psicóloga, minha professora, e toda a equipe do Programa”.

Além da Urucânia e Muquiço, existem ainda outros três polos funcionando em comunidades no Rio: Chácara do Céu, no Leblon, Complexo do Alemão, na Penha, e Paiol, em Nilópolis A meta é ampliar ainda mais o número de unidades.

- Trabalhar na prevenção e no acolhindo de mulheres nos diferentes pontos do nosso estado é uma prioridade desta gestão - ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes. 


Empoderadas

O Empoderadas faz parte do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, instituído através da Lei Estadual nº 9.985 de 7 de novembro de 2022. Atua na prevenção e no enfrentamento à violência de gênero, e foi criado em 2019 por Érica Paes, que é campeã mundial de jiu-jitsu, especialista em segurança feminina e fundadora do IDMEP (Instituto de Defesa da Mulher Erica Paes).

A prevenção é a base da metodologia do Empoderadas, que leva aos seus polos em todo o estado tatames e professoras graduadas em artes marciais, treinadas por Érica. Essas profissionais são preparadas para oferecer educação, alertar para direitos e identificação dos sinais da violência, sempre atuando de forma preventiva.

Uma vez que as alunas se identificam como vítimas de violência, são inseridas na rede de acolhimento social, jurídico e psicológico do próprio programa. Ou mesmo direcionadas aos equipamentos municipais e estaduais de atendimento para mulheres. Com o rompimento do ciclo da violência ou ao se depararem com a violência patrimonial, o Programa oferece ainda cursos profissionalizantes e de empreendedorismo para que as mulheres tenham autonomia financeira.

O Empoderadas tem quatro anos de funcionamento e, ao longo deste tempo, dá assistência, cursos profissionalizantes e rede de apoio que conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para um melhor acolhimento das alunas. E segue em expansão. Cerca de um milhão e trezentas mil mulheres já foram beneficiadas pelo Programa.

Por Ultima Hora em 19/10/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Monitoramento da qualidade do ar no Rio de Janeiro será ampliado
17 de Setembro de 2023

Monitoramento da qualidade do ar no Rio de Janeiro será ampliado

Guarda Ambiental da Prefeitura de Niterói resgata capivara na Região Oceânica
15 de Maio de 2022

Guarda Ambiental da Prefeitura de Niterói resgata capivara na Região Oceânica

Rio de Janeiro tem 1,5 mil casos de presos torturados em um ano e meio
27 de Junho de 2023

Rio de Janeiro tem 1,5 mil casos de presos torturados em um ano e meio

Alerj terá Frente Parlamentar para acompanhar novo edital de concessão dos serviços de trem
02 de Maio de 2023

Alerj terá Frente Parlamentar para acompanhar novo edital de concessão dos serviços de trem

Aguarde..