Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
De 4 a 6 de novembro, Brasília se torna o centro das atenções globais ao sediar o P20, a versão do G20 para o parlamentos. A 10ª Cúpula do P20, grupo que reúne os parlamentos dos vinte países com as maiores economias do mundo. O tema do encontro é “Parlamentos por um Mundo mais Justo”.
Sob a presidência de Arthur Lira, o evento marca a primeira vez que o Brasil recebe um encontro dessa magnitude, com a presença confirmada de mais de 60 delegações de parlamentares internacionais.
O P20 busca alavancar o poder legislativo mundial, unindo representantes de várias nações para debater e alinhar políticas em conformidade com as decisões do G20. Com a presidência rotativa do G20 sob responsabilidade do Brasil desde novembro passado — conforme a posse de Lula realizada na Índia —, o país se coloca agora na posição de hospedagem e líder do encontro legislativo.
Destaque para Plenária de Mulheres Parlamentares
Neste ano, uma novidade importante é a Plenária de Mulheres Parlamentares, criada para dar voz e promover a troca de experiências entre líderes femininas de diversas nações. O evento já teve uma edição na cidade de Mysuru, na Índia, e agora, em Brasília, buscando consolidar o papel das mulheres no cenário político internacional.
Segurança e Preparativos para um Evento Inédito
O Congresso Nacional está com a segurança reforçada para receber os visitantes internacionais, e as atividades estão sendo cobertas por jornalistas nacionais e estrangeiros, incluindo equipe do Última Hora. A imprensa acompanhará de perto os principais debates e deliberações que buscam promover soluções globais, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável e cooperação entre os países.
Esta edição do P20 representa não apenas um marco para o Brasil, mas também para o fortalecimento do diálogo global no âmbito do poder legislativo.
O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, explica que o encontro vai reunir centenas de pessoas de todas as partes do mundo em Brasília.
“Foram 30 convites e já temos mais de 60 delegações confirmadas. Cada uma delas tem entre quatro e oito representantes. É um evento grande e muito importante. Isso dá o tom da responsabilidade da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na realização da cúpula do P20 no Brasil e em Brasília neste ano”, afirmou.
O P20 é importante para aproximar congressistas do mundo inteiro das decisões que ocorrem no âmbito do G20, já que muitas vezes essas decisões resultam em tratados ou acordos internacionais, que por sua vez precisam ser ratificados pelo legislativo de cada país.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!