Conheça as 10 melhores universidades do Brasil

Apenas uma delas está fora do Sul e do Sudeste brasileiro. Entre as instituições particulares, a melhor colocada ficou na 22ª posição.

Conheça as 10 melhores universidades do Brasil

Pelo quarto ano seguido, a Universidade de São Paulo (USP) foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior do Brasil. A classificação foi concedida pelo Ranking de Universidades Folha (UFU). 

O estudo avalia escolas com base nos 40 cursos mais procurados pelos estudantes. A USP lidera em 33, nos quais estão direito, psicologia, enfermagem e administração. 

Essa é a oitava vez que a instituição está na liderança. 

Entre as universidades particulares, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul lidera. Já a Unicamp passa na frente em critério de ensino.

A Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) destaca-se como a melhor em direito entre as instituições privadas. 

Em economia, a Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) assume a dianteira entre as particulares pela primeira vez. 

  • Quer entender a verdadeira situação das universidades brasileiras através de uma investigação inédita que envolve professores, alunos e funcionários do Brasil e do mundo? Quer saber o que realmente acontece dentro das universidades públicas brasileiras? Assista ao documentário Unitopia, da Brasil Paralelo, e entenda o tema como nunca antes. 

Quais foram os indicadores avaliados pelo ranking?

A instituição avaliou cinco indicadores: 

  • ensino, 
  • pesquisa, 
  • mercado de trabalho, 
  • inovação e 
  • internacionalização.

Entre as 10 melhores instituições de ensino superior listadas no Brasil, nove estão localizadas no Sul e do Sudeste. A única exceção é a Universidade de Brasília.  Confira a lista abaixo: 

1 - Universidade de São Paulo - USP

Foto: Jornal da USP.

A USP lidera o ranking em quatro indicadores: inovação, internacionalização, pesquisa e mercado de trabalho. A única exceção é em ensino, onde a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aparece em primeiro lugar.

Esta é a oitava vez que a USP lidera o ranking e, em apenas duas edições, não venceu: 2016 e 2017. É a quarta vez consecutiva em que vence.

O reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, mencionou algumas das principais iniciativas realizadas pela instituição no ano passado. Os projetos foram focados em pesquisa e inovação, como a criação de centros com essa finalidade.

Ainda foram desenvolvidas outras iniciativas como o estabelecimento do Fundo USP Diversa, destinado à concessão de bolsas, e ao estabelecimento de centros internacionais.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o reitor ressaltou a importância dos projetos de tecnologia e inovação para a universidade: 

"Há anos a USP tem feito um esforço muito grande para que a inovação fizesse parte de sua agenda e estivesse presente em todos os seus ambientes".

Carlotti Júnior afirmou também que os projetos são frutos da parceria entre governo, empresas, a universidade, agências de financiamento de capital de risco e empreendedores, com o objetivo de gerar conhecimento e inovação. 

2 - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Foto: Renato César Pereira/Photopress.

Ao ser considerada a segunda melhor universidade do país, a Unicamp se mantém na mesma posição em que figura no ranking desde 2019. 

O reitor, Antônio José de Almeida Meirelles também destaca o investimento em pesquisa e, sobretudo, a participação da universidade em dois projetos internacionais. Um desses projetos é dedicado ao estudo das propriedades dos neutrinos, partículas subatômicas abundantes no universo e sem carga elétrica.

Outro projeto mencionado também pelo reitor foca na avaliação dos impactos do aumento do dióxido de carbono atmosférico sobre a Amazônia, sua biodiversidade e ecossistemas. A pesquisa é realizada em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o governo britânico.

3 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Foto: Agência RBS.

4 - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 

Foto: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Divulgação.

5 - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Foto: Reprodução Adobe Stock.

6 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Unesp - Divulgação.

7 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Foto: UFSC.

8 - Universidade de Brasília (UnB)

Foto UnB - Divulgação.

9 - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Foto: UFPR - divulgação.

10 - Universidade Federal de São Paulo (UFSP)

Foto: reprodução Facebook.

A primeira instituição particular que aparece é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A instituição aparece na 22ª posição geral. 

Foto: Divulgação PUCRS.

Quais foram os critérios aplicados para a elaboração do ranking?

A classificação foi realizada pelo Ranking de Universidades Folha (RUF), que avalia as instituições com base em sete critérios: 

  • Produção Acadêmica: O total de publicações e citações é utilizado para medir o impacto e a relevância social das pesquisas realizadas na instituição;
  • Qualificação Docente: A proporção de professores com doutorado e mestrado, assim como aqueles em dedicação integral e parcial. Esse critério indica o nível de qualificação e comprometimento do corpo docente com o ensino;
  • Percepção do Ensino: A opinião dos docentes do ensino superior sobre a universidade em questão;
  • Nota no Enade: o exame avalia o desempenho dos alunos;
  • Publicações em revistas nacionais são consideradas para avaliar a disseminação do conhecimento universitário pelo país;
  • Recursos recebidos por instituições e a presença de bolsista, no caso das particulares;
  • A quantidade de teses produzidas mede a capacidade das universidades de gerar trabalhos acadêmicos de alta qualidade;

Qual a importância do ranking?

As informações da pesquisa ajudam o governo a distribuir melhor os recursos educacionais para as instituições públicas. 

Para as faculdades privadas, o estudo é uma ferramenta para pais e alunos escolherem onde estudar. 

Além disso, o ranking oferece às instituições a chance de atrair mais investimentos, bons alunos e professores. É através do ensino, extensão e pesquisa que o país pode se desenvolver, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população. 

 

Por Ultima Hora em 23/10/2024
Aguarde..