Contratação de materiais esportivos pela Secretaria de Estado de Esporte está dentro da lei

Contratação de materiais esportivos pela Secretaria de Estado de Esporte está dentro da lei

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer assinou no mês de dezembro de 2021 um contrato com a empresa WR Calçados para a compra de materiais esportivos para atender uma demanda dos municípios fluminenses, com o objetivo de fomentar a prática esportiva em todo o estado.

Dessa forma, a pasta aderiu a uma ata de registro de preços, após pregão eletrônico, homologada em setembro do mesmo ano, pelo Cindesp (Consórcio Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado de São Paulo), que reúne 36 municípios do interior paulista, e com parecer favorável pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP). Assim, com autorização do consórcio, o estado do Rio de Janeiro ficou apto a aderir à modalidade de compra.

Antes da adesão, porém, a Secretaria de Esporte pediu parecer favorável à Procuradoria Geral do Estado (PGE), que orientou que a pasta buscasse três orçamentos de empresas cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Aquisições (SIGA), o que foi prontamente atendido. 

Após a consulta, ficou constatado que a melhor proposta ainda era da empresa da WR Calçados, seguindo o princípio da economicidade, ou seja, a capacidade de um órgão gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição de forma a minimizar os gastos públicos sem comprometer os padrões de qualidade. Após esta etapa a Secretaria enviou toda a documentação necessária à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), que também deu parecer favorável.

- A adesão à ata em questão é uma modalidade amparada pela lei. Ata esta constituída por um consórcio de 36 municípios do Estado de São Paulo, onde foi licitado e definido a empresa vencedora, com melhor custo benefício. E quando a gente fala de custo benefício, não é só preço, mas também qualidade e capacidade de entrega. A reportagem da UOL é leviana e tendenciosa. Qual o critério usado para considerar que a bola é "semelhante"? Semelhante não é igual. Quando vamos à farmácia, por exemplo, vemos uma diferença de preço entre produtos originais e o genéricos.

Então tudo o que a UOL aponta na reportagem é vago, claramente com viés político. Inclusive, um deputado, que é pré-candidato ao Governo do Rio, está usando essa matéria para fazer palanque eleitoral, quando, na verdade, o dever dele como parlamentar, era nos procurar para apurar os fatos. Estamos protocolando junto à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) a entrega de toda a documentação referente à essa contratação. E estou à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos. Fizemos tudo pautado pela transparência e amparado pela lei - disse o secretário de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca.

Outro ponto que é importante ressaltar, é que não existe qualquer indício de superfaturamento no contrato. O conceito de superfaturamento trata da "venda feita por preço superior ao normal ou ao de mercado ou da emissão de fatura com preço superior ao efetivamente cobrado". O que, claramente, não acontece na compra de nenhum item do contrato em questão.

Caravana do Esporte atendeu diversas regiões do Estado

Desde que foi lançada pela Secretaria de Esporte, a Caravana do Esporte já atendeu às regiões da Costa Verde, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste do Estado. Na próxima quarta-feira (16/2), será a vez do Sul-Fluminense. Bolas, apitos, troféus, cartões e outros diversos itens estão sendo entregues às secretarias municipais de esporte. O objetivo do programa é atender aos 92 municípios fluminenses.

Por Ultima Hora em 14/02/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Vila Don Patto recebe show “Tributo a Roberto Leal” na voz de Rodrigo Leal
15 de Outubro de 2024

Vila Don Patto recebe show “Tributo a Roberto Leal” na voz de Rodrigo Leal

Guia da Criança vive dias inesquecíveis no Clara Resort Ibiúna
22 de Fevereiro de 2025

Guia da Criança vive dias inesquecíveis no Clara Resort Ibiúna

Qual a visão por trás do investimento de 23 bilhões feito pelo Mercado Livre?
01 de Maio de 2024

Qual a visão por trás do investimento de 23 bilhões feito pelo Mercado Livre?

Concurso de quadrilhas  AsquaJuni e AquaRio agita São João de Meriti
04 de Julho de 2024

Concurso de quadrilhas  AsquaJuni e AquaRio agita São João de Meriti

Aguarde..