CPI provará sua idoneidade se convocar governadores e prefeitos

CPI provará sua idoneidade se convocar governadores e prefeitos

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 através do seu presidente Omar Aziz (PSD-AM), confirmou que os senadores votarão, nesta quarta (26/5) o convite a nove governadores e 12 prefeitos. A estratégia do grupo majoritário é fazer com que, governistas venham perder um argumento importante na narrativa de proteção ao governo federal. De acordo com senadores para garantir a agilidade da CPI, serão chamados apenas chefes de Executivo estaduais e municipais, citados em investigações da Polícia Federal.

Entre os estados listados estão Amazonas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rondônia. Além disso, há uma lista de requerimentos governistas ainda não apreciados que também trazem uma série de governadores, vices e secretários. 

Leia mais: CPI da Covid: Grave relato, diante da constatação do governo recusar a vacina da Pfizer

 

Os documentos datam de 28 de abril e reúnem Wilson Lima, do Amazonas; Rui Costa, da Bahia; Hélder Barbalho, do Pará; João Doria, de São Paulo; Wellington Dias, do Piauí (na condição de representante do Fórum dos Governadores); e o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho. Porém, nem todos os citados são investigados pela Polícia Federal.

Pazuello poderá sofrer constrangimento

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), ‘aconselhou’ na terça (25) o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a obter um novo habeas corpus para o próximo depoimento que irá prestar ao colegiado. A declaração de Aziz soa como intimidação o que macula o trabalho da CPI que tem como dever regimental, conduzir os depoimentos de forma serena e sem constrangimento. 

Leia mais: Por que o grupo majoritário da CPI da Covid insiste em reinquirir Pazuello?

Para Aziz, as “mentiras” que “estão aparecendo” após a primeira oitiva do ex-ministro, durante dois dias na semana passada, e as atitudes de Pazuello, como a presença, sem máscara, no ato de domingo (23), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desmoralizaram a CPI.

Governadores

O presidente da CPI da Covid negou que a comissão evite ouvir governadores sobre possíveis erros de gestão da pandemia e disse que o colegiado segue uma agenda definida previamente. A cronologia, de acordo com Aziz, previa o depoimento de ministros, de envolvidos na gestão federal da saúde e representantes de empresas de vacinas.

Da Redação/Pleno News/Senado/Imagens: Agência Senado

Por Ultima Hora em 26/05/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Conheça os prefeitos eleitos nas capitais do Brasil
28 de Outubro de 2024

Conheça os prefeitos eleitos nas capitais do Brasil

Apreensão de 1 tonelada de cocaína é a maior da história do Porto de Itaguaí, no RJ
01 de Dezembro de 2024

Apreensão de 1 tonelada de cocaína é a maior da história do Porto de Itaguaí, no RJ

Bolsonaro comemora 900 dias de Governo
21 de Junho de 2021

Bolsonaro comemora 900 dias de Governo

Entrevista com Des. Marcelo Buhatem - Presidente da ANDES
25 de Julho de 2021

Entrevista com Des. Marcelo Buhatem - Presidente da ANDES

Aguarde..